top of page
Foto do escritorCiência povão

Vacina não é soro e soro não é vacina

Bom dia meu povão, vamos começar o dia definindo a diferença entre VACINA e SORO. Até porque vacina não é soro e soro não é vacina!


Afinal, agora pergunto a vocês, por acaso vocês possuem clareza sobre esta diferença? Se não, fica com a gente, vamos aprender. Porém, se sim, fica e leia na mesma. Aprender nunca é demais. Então, “simbora povão queridooooo!


Vaciiiiiiiiiiiinaaaa, o que você é querida? E como feita? Quero te usaaaar?

Uma vacina é uma preparação do antígeno (um vírus ou bactérias inteiros, mortos ou desligado) no organismo. Então o antígeno de interesse, é administrada nos indivíduos (pessoas ou animais), provocando uma resposta imunitária protetora específica de um ou mais agentes infecciosos (bactérias e os outros milhões de vírus existentes neste mundo). O antigénio escolhido para uma vacina deve ser “imunogénico” (deve desencadear uma reação imunitária e não provocar a doença).


Para deixar claro, não vai inventar de quebrar a quarentena para pegar COVID-19 só porque quer ficar imune. Às vezes a pessoa vai nessa ideia e morre... ai queridos, era uma vez viver na terra, acaba partindo desta para melhor!


A vacina é uma das maneiras mais eficazes de prevenir doenças. Considera-se um tipo de medicamento que treina o nosso sistema imunológico contra doenças com o qual nós nunca tinhamos antes entrado em contato. Então, imagine que você tem lá as suas células imunológicas (células protetoras) como um soldado esperando para combater algo estranho, tipo um terrorista. Quando a célula imunológica observa um organismo estranho, ela ataca, porque as suas células imunológicas já estavam a espera do ataque surpresa. E assim, quanto mais as células imunológicas combatem, mais anticorpos elas vão produzir e assim reforçar o seu sistema imunológico.


Então, ao invés de você esperar para pegar a doença e criar anticorpos (reforço do sistema imunológico) para combater aquele organismo invasor ou esquisito, vá tomar aquela vacina que não está em dia. É sempre melhor prevenir!



É importante deixar claro que criar uma vacina demora, não é da noite para o dia. Criar uma vacina demanda muito tempo, tipo anos. São muitos erros e acertos para chegar até a população, mas quando chega é sucesso. Algumas pessoas as vezes apresentam sintomas como febre após tomar a vacina, mas isso é normal, um dos efeitos do seu sistema imunológico lutando para combater aquele agente estranho que acabo de encontrar no seu corpo.

Mais ciência povão, quando não tem vacina, como que faz?

Cada doença é única. Logo, algumas vão ter vacinas e outras medicamentos. Para saber qual vacina você ainda não tomou, olhe na sua carteirinha de vacinação, se tiver dúvidas vá no posto de saúde mais próximo a sua casa. Tem que aproveitar que no Brasil não pagamos para nos vacinar, isso é um privilégio, nem todos os lugares no mundo são assim.


Porque tomamos vacina da gripe todos os anos?

Acho que todos nós nos fazemos essa pergunta, então se prepare, vou responder vocês.

1) O vírus todo ano tem alteração no seu material genético de informação, o que dá a característica de infectar as pessoas e provocar aquela sequência de sintomas que estamos cansados de sabe. Então com essa alteração (mutação), o vírus tem novas informações, ele fica mais forte para combater as nossas células protetoras. Mas ai tomamos a vacina todos os anos e assim nos fortalecemos a essa atualização do vírus. PREVININDO assim uma doença mais forte.

2) A Organização Mundial de Saúde analisa todos os anos os principais tipos de vírus da gripe que estão em circulação para criar uma vacina mais efetiva.

Então, é importante tomar a vacina todos os anos, porque os vírus se modificam e os vírus que circulam na nossa população num ano não serão necessáriamente os mesmo do ano seguinte. Então a vacina que tomamos para gripe é diferente da que tomamos no ano anterior.

Tomar a vacina é importante porque ajuda a reduzir o risco de complicações.

Ok ciência povão, eu entendi sobre vacina, mas e o soro?


Vamos lá, o soro é produzido no corpo de outro organismo vivo, sendo normalmente um mamífero de grande porte, tipo cavalo. Assim, Injeta-se nesse animal doses controladas do antígeno (vírus ou bactérias) no qual se quer produzir anticorpos. Os anticorpos são produzidos, o sangue do animal é extraido e o plasma é separado para análise de controle de qualidade. Tudo o que não for anticorpo no plasma é retornado para o animal. Misericórdia, não sabia disso... pois é meu povo, é diferente da vacina.


Os soros são usados quando há uma necessidade de ser realizado um tratamento rápido. O que quer dizer que não se pode esperar até o nosso corpo produzir anticorpos, então temos que usar o anticorpo pronto.


O soro é usado, maioritariamente, em casos com picada de cobra ou serpente.

O uso frequente de soro pode causar problemas de saúde, como a produção de anticorpos contra o próprio anticorpo antes administrado. Doideira, mas é a pura verdade.



É povão, por hoje é só. Seguem com um ótimo dia.


Autora: Isabella da Rocha


Fonte: Vacina. https://vk.ovg.ox.ac.uk/vk/how-do-vaccines-work. acesso 18/05/2020. Vacina. https://www.who.int/topics/vaccines/en/. acesso. 18/05/2020,

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page