top of page
Foto do escritorCiência povão

Tudo sobre as máscaras usadas contra a COVID-19

Bom dia, boa tarde ou boa noite Povão. Como vocês estão neste período de pandemia? Esperamos que estejam se cuidando. Hoje viemos trazer atualizações sobre o uso de máscaras, os tipos e a maneira correta de cuidar deste equipamento de proteção. Então não vai embora, fique por dentro com a gente.


Para que serve a máscara?

A máscara é conhecida também como respirador. Este é um equipamento de proteção desenvolvido para filtragem e separação de diversas partículas, em diversos setores da nossa sociedade, como indústria e hospital. Cada máscara possui um filtro que funciona como uma barreira impedindo a passagem de grandes, médias e pequenas partículas. Através deste mecanismo conseguimos nos proteger contra microrganismos, neste caso, o vírus SARS-COV-2 responsável pela COVID-19.


Ciência Povão, mas quais são os tipos de máscaras existentes?

Atualmente, as máscaras existentes e que melhor protegem são as de tecido/pano, às cirúrgicas e a N95. Adentrando um pouco mais no assunto, a máscara:

  • Tecido/pano: devido ao preço e escassez das máscaras médicas, muitos optaram por recorrer às máscaras de tecido caseira. É muito importante comprar ou fazer as máscaras de tecido de acordo com as recomendações da OMS: a camada interna deve absorver a água, a do meio filtrar e a externa deve ser resistente a água. Cada máscara de tecido deve conter então: 1) a camada interior de algodão; 2) a camada do meio com tecido sintético, como polipropileno; e 3) camada mais exterior com poliéster. Estes três tecidos unidos, permitem que a máscara proteja com uma certa eficiência. Então, fiquem atentos enquanto a isto.

  • Cirúrgica: apresenta algumas variações. Essas filtram entre 60-80% das pequenas partículas comuns em laboratórios. O seu uso adequado impede que ocorra a propagação do vírus SARS-COV-2 (da família do coronavírus e causador da COVID-19), fazendo assim com que as gotículas geradas após a tosse ou espirro não entrem em contato com o indivíduo próximo. As máscaras cirúrgicas são feitas de tecido sintético, são descartáveis e projetadas para serem utilizadas uma única vez. Apesar de protegê-lo de gotículas e espirros, apresenta ajuste parcial no rosto, sendo necessário tomar cuidado, para evitar com que gotículas do meio exterior possam acessar as regiões mal tapadas (vedadas).

  • N95: de todas as máscaras, esta é a mais recomendada por ser muito eficaz. O seu nome está associado ao fato de bloquear 95% das pequenas partículas. Este tipo de máscara é feita de poliéster, outras com fibras sintéticas, incluindo camadas com fibras emaranhadas como filtro e assim dificultando a passagem de partículas. Recomenda-se que ajuste bem a máscara no rosto para evitar fuga de ar e assim garantir a proteção. Além disso, o uso da máscara N95 com válvula na frente é recomendada para pessoas que não tenham contato com ambiente estéril.


Apesar dessas 3 serem as principais, há outras apenas para uso médico conhecidas como: respiradores de filtro de máscara - FFP, sendo estas FFP2, FFP3, e N99. Essas foram projetadas especificamente para profissionais de saúde que prestam atendimento a pacientes COVID-19 em ambientes e áreas onde os procedimentos são realizados. Os profissionais de saúde devem ser testados antes de usar um respirador, para garantir que estejam usando o tamanho correto.


Hoje em dia recomenda-se que as máscaras médicas sejam priorizadas aos profissionais de saúde, pessoas sintomáticas e seus cuidadores. Quanto aos demais, podem recorrer a máscara de tecido (com as três camadas recomendadas).


Além das informações até aqui mencionadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que é necessário recorrer à máscara de tecido que seja possível respirar enquanto fala e caminha rapidamente. Lembre-se, o uso de uma máscara, seja ele qual for, não é suficiente para fornecer um nível adequado de proteção. É necessário manter uma distância física mínima de pelo menos 1 metro de outras pessoas e limpar frequentemente as mãos, com água e sabão ou álcool gel 70%.


Qual a forma mais adequada de usar a máscara?

De acordo com a OMS, as pessoas devem:

  1. Lave as mãos com água e sabão ou álcool 70% antes de usar a máscara.

  2. Verifique se a máscara está danificada antes de usar; caso esteja danificada ou suja, não usar;

  3. Coloque a máscara de forma que cubra a boca, o nariz e, por fim, o queixo;

  4. Evite tocar na máscara enquanto estiver usando, caso contrário pode acabar se contaminando;

  5. Se tocar na máscara sem querer, limpe as mãos;

  6. Higienize as mãos antes de retirar a máscara. Em seguida, incline a cabeça para frente, pegue a máscara pelos elásticos na parte que encontra-se atrás da orelha, sem tocá-la na parte da frente;

  7. Lave as mãos após tirar a máscara.


Beleza Ciência Povão, entendi a diferença das três máscaras, como devem ser usadas e agora gostaria de saber como posso limpar a máscara de tecido/pano, já que as outras eu devo descartar. Vamos explicar agora, continue com a gente:


Para limpar a sua máscara de tecido siga os seguintes passos abaixo:

1º Passo - Pegue a sua máscara de tecido e coloque em uma bacia com água quente (pelo menos 60ºC) e sabão ou com água quente (pelo menos 60ºC) e detergente. Uma vez por dia.

2º Passo - Lave bem a sua máscara.

3º Passo - Enxágue bem para retirar todo o sabão.

4º Passo - Ponha para secar no sol, de preferência no período mais quente do dia.

5º Passo - Depois de seca, finalize passando a sua máscara com ferro quente e guarde em um saquinho limpo.


Então é isso, a máscara é de extrema importância para a nossa e proteção e a dos nossos familiares, amigos, colegas e desconhecidos. Além das informações anteriores, tem-se que reforçar que:

  1. A máscara não deve ser compartilhada, é de uso pessoal.

  2. Se a máscara de pano/tecido tiver limpa, guardar em um saquinho plástico e selá-lo para um novo uso.

  3. Se a máscara de pano/tecido tiver suja, seguir o passo a passo de como limpar, mencionado no tópico anterior. Não esquecer de recorrer à exposição à temperatura alta (pelo menos 60ºC).

  4. A máscara sozinha não protege você contra o vírus SARS-COV-2, portanto lavem as mãos e mantenha o distanciamento social.

  5. Não há evidências para o uso de lixívia, água sanitária ou cloro, para a lavagem de máscaras. Por isso não recomendamos.

  6. A máscara de pano/tecido pode ser descartada quando o pano envelhecer.

  7. As máscaras descartáveis devem ser jogadas no lixo não reciclável após o uso. Sugerimos que coloquem a máscara dentro de um saquinho de plástico e joguem no lixo.


Essas são as dicas que temos para vocês, vale ressaltar que essas informações podem salvar vidas… Lembre-se de ser empático com o outro, isso é muito importante. Temos que salvar vidas, e não ajudar a levá-las. Estamos vivendo num momento bastante crítico em nossa sociedade, é necessário termos atenção enquanto a isso.



Por hoje é só, amanhã temos mais!




Referências:


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page