top of page
Foto do escritorCiência povão

Sem diagnóstico não tem PANDEMIA!

Fala povão, bora entender isso ai!


Desde o início da quarentena no Brasil no dia 14 de março de 2020 até hoje já somam 196.158 casos confirmados de COVID 19 no Brasil e 4.371.611 casos confirmados no mundo!

Casos confirmados? O que isso significa?

Quando um paciente apresenta algum dos sintomas descritos para COVID19 é realizado um teste diagnóstico para determinar se aquele paciente está realmente infectado pelo SARS-COV2, vírus causador da COVID 19.

Mas que teste é esse e o que ele avalia?

Existem dois tipos de testes que estão sendo utilizados para o diagnóstico da COVID19: 1. O teste por PCR (reação em cadeia da polimerase) em tempo real que detecta o material genético viral a partir de amostras do trato respiratório. Esse teste é muito sensível, sendo capaz de confirmar o diagnóstico logo no primeiro dia após a presença dos sintomas.



2. O teste rápido reconhece os anticorpos produzidos pelo nosso corpo para combater o vírus. Nesse teste, a amostra utilizada é o sangue. Apesar de obtermos o diagnóstico rapidamente, em menos de 30 minutos, nosso corpo só começa a produzir esses anticorpos de 7 a 10 dias após o início dos sintomas. Essa demora na produção dos anticorpos gera um grande número de testes falsos negativos, ou seja, onde a pessoa apresenta os sintomas clínicos da doença, porém seu corpo ainda está produzindo uma defesa contra o vírus.

Agora que você já entendeu a diferença entre os dois exames, vamos a alguns fatos!

No Brasil ambos os testes estão sendo utilizados para o diagnóstico da COVID-19. No entanto, se por um lado o uso dos testes rápidos acelera o diagnóstico, por outro acaba subestimando o real número de casos de COVID19 devido ao grande número de falsos positivos.

Além disso, o Brasil está realizando um número muito abaixo do esperado de testes diagnósticos quando comparado a outros países. O Brasil realiza cerca de 1.500 testes por 1 milhão de habitantes enquanto a Espanha realiza 50.000 exames. Esse número reduzido de testes também contribui para subestimar o número de casos de COVID-19 no Brasil.


É minha gente, não está fácil. Afinal, quantas pessoas devem estar de fato contaminadas no Brasil? Não sabemos, infelizmente.


Análise de COVID-19 no mundo: https://ciis.fmrp.usp.br/covid19/analise-brasil-e-mundo-testes/. Acessado: 14/05/2020.


Autoras: Maria Fernanda Araujo e Stephanie Serafim.



Gostou? Então fiquem por dentro que logo traremos mais novidades para vocês!

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page