top of page
Foto do escritorCiência povão

Qual a diferença entre gripe e resfriado?

E ai pessoal. Como estão? Hidratados? Usando máscara e ficando em casa? Hoje vamos responder uma pergunta que confunde muita gente: qual a diferença entre gripe e resfriado?


A gripe e o resfriado são doenças respiratórias bem comuns. Quem nunca ficou com nariz escorrendo, tosse e espirrando sem parar? Apesar da confusão, a gripe e o resfriado apresentam sintomas diferentes e são causados por vírus diferentes também. Vamos ver cada uma delas.


Gripe


A gripe ou influenza é uma infecção respiratória altamente contagiosa causada por vírus do gênero Influenza. Existem 4 tipos de vírus influenza (A, B, C e D), os quais ainda se dividem em subtipos dependendo da combinação de duas proteínas: neuraminidase (N) e hemaglutinina (H). Olha aí como elas são:




Essas proteínas ficam na superfície do vírus e são essenciais para a entrada do vírus na célula e sua disseminação. Por exemplo, o H1N1 é um influenza tipo A que foi responsável por causar a gripe suína de 2009, com algumas estimativas entre 780 milhões e 1,4 bilhão de infectados e mais de 300 mil mortos. O H5N6 é outro influenza tipo A que causou alguns surtos desde 2015, infectando diversas aves e resultando em prejuízos econômicos enormes.


Os humanos são infectados pelo influenza através do contato com gotículas expelidas pela tosse, fala ou espirro de pessoas infectadas. Além disso, humanos também podem ser infectados ao entrarem em contato com partículas virais presentes em superfícies, como maçanetas, lenços de papel etc, e depois tocar o nariz, olhos e boca.

Os sintomas da gripe aparecem de repente, incluindo febre repentina (temperatura acima de 38 graus), dor de cabeça, coriza, fadiga, tosse seca, dores musculares, perda de apetite e dor de garganta. A gripe geralmente se resolve sozinha em uma ou duas semanas, mas algumas pessoas podem evoluir para situações mais sérias. Por exemplo, pneumonia é uma complicação bem grave da gripe e que pode levar à morte, assim como miocardite (infecção no miocárdio – coração), encefalite (infecção no cérebro) e otite (infecção de ouvido).

É muito importante se cuidar caso esteja gripado, evitando contato com outras pessoas (olha o distanciamento social outra vez!), tomando bastante água e mantendo uma alimentação adequada. Existem alguns medicamentos antivirais para o tratamento e prevenção (Tamiflu – oseltamivir), mas devem ser usados apenas com acompanhamento médico. Além disso, a vacina para a gripe também está disponível no SUS e pessoas em alto risco de infecção e complicações, como idosos, pessoas com doença respiratória crônica e crianças menores de 5 anos devem ser imunizadas quanto antes.


Resfriado comum


Ao contrário da gripe, o resfriado é causado por diferentes tipos de vírus, incluindo rinovírus (a maioria dos casos), picornavírus e coronavírus (sim, eles outra vez). A infecção ocorre de forma bem parecida com a gripe, através do contato com gotículas carregadas de partículas virais expelidas por pessoas infectadas ou por contato com superfícies contaminadas.


Os sintomas do resfriado geralmente são mais brandos que a gripe e costumam evoluir ao longo de 1-2 dias, ao invés de aparecer do nada como a gripe, e raramente resultam em quadros mais graves. Se liga nessa tabela do Ministério da Saúde para te ajudar:


E como a gente trata isso? Tanto a gripe quanto o resfriado comum se resolvem sozinhos em alguns dias e o tratamento é feito de acordo com os sintomas. Tá com febre? Antitérmico. Dor? Um analgésico resolve. Em caso de gripe, o médico também pode receitar um antiviral, como o Tamiflu, para abreviar os sintomas e reduzir as chances de complicações.


Por hoje é só gente. Espero que tenha ficado claro a diferença da gripe e resfriado comum. É importante lembrar que a prevenção dos dois é a mesma: lavar as mãos e evitar contato com pessoas doentes. Fique de olho nos seus sintomas! Se perceber que está piorando, procure ajuda médica. E como sempre, lembre de não tomar medicamentos sem acompanhamento médico!


Autor

Marcos V. Santana

Farmacêutico e Dr. em Biotecnologia



Referências

3) Capa da matéria



Gostaram? Continuem com a gente, pois estaremos sempre trazendo novidades para vocês. Nos sigam no instagram @cienciapovao. Aproveitem e compartilhem com amigos e familiares.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page