top of page
Foto do escritorCiência povão

Obesidade: um vilão invisível

Fala galerinha linda do meu coração, hoje quero falar com vocês sobre um assunto muito importante, mas que infelizmente é deixado de lado pelo simples fato de acharem que é besteira, MAS NÃO É. O assunto que vamos falar hoje é sobre OBESIDADE. Sim, vamos entender o porquê desse assunto ser pouco falado, e porque tem levado a milhares de pessoas a morte.


Para entender melhor precisamos voltar um pouco em nossa história. Lá na pré-história o ser humano acumulava gordura em seu corpo como forma de proteção contra o frio, a gordura corporal protege os órgãos vitais e as extremidades de seu corpo, em contra partida os deixavam lentos para fugir de seus predadores.


Houve um tempo em que a beleza e fertilidade da mulher era medida pelo seu peso, mulheres fartas que usavam espartilho afinando suas cinturas apenas para atender aos padrões da sociedade. Da mesma forma chegou a era das mulheres muito magras em que qualquer aspecto de gordura no corpo era considerado algo ruim, e ai mais uma vez a sociedade deu a cartada de regras de quem era ou não aceito pelos grupos de elite, essa batalha está longe de terminar, infelizmente vivemos em uma sociedade que lançam padrões e obrigam as pessoas a se tornarem reféns de suas opiniões.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que pelo menos 1 bilhão de pessoas apresente excesso de peso, das quais, 300 milhões são obesos, isso a nível mundial. Atualmente, 15% dos brasileiros entre 6 anos e 18 anos já estão com sobrepeso; 5% são obesos e estes índices continuam aumentando, principalmente nas camadas mais pobres. Segundo médicos, a situação no país é tão crítica que a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Rio (SBEM-RJ) está relançando o Projeto Escola Saudável. Um de seus objetivos, com apoio de alunos, pais e professores, é reduzir o índice obesidade infanto-juvenil por meio de reeducação alimentar e estímulo à prática de atividade física.


OBS: Muita gente usa o IMC para calcular o peso. O IMC não deve ser avaliado sozinho, tem que recorrer outros fatores de medidas do nosso corpo e análises laboratóriais. Por isso é necessário recorrer ao apoio médico para encontrar o diagnóstico correto. No entanto, se você quiser ter uma noção de qual a categoria que seu peso se encontra, observem a imagem abaixo:

Fonte: gauchazh


Como a obesidade é classificada?

A obesidade é classificada por classes e de acordo com as essas toma-se medidas específicas. ·

  • Grau 1 = O paciente em questão deve se cuidar para que não venha a evoluir e se tornar um tratamento com auxílio medicamentoso. A prática da atividade física é completamente indicada, levando em consideração se este paciente não tenha nenhum outro agravante em sua saúde.

  • Grau 2 = Aqui o paciente é acompanhado por médicos afim de diminuir seu peso pois estamos em território perigoso, precisando ser analisado o motivo pelo qual ele evoluiu até aqui, iniciar um tratamento com o auxílio de medicamentos para que ele contribua com essa redução de peso, lembrando que é completamente errado você se medicar sozinho, procure um profissional de nutrição, ele com os médicos e o profissional de educação física vão elaborar metas para te ajudar.

  • Grau 3 = É o mais severo, sendo este o mais perigoso para a saúde, o paciente pode ter sérios problemas de cardíacos, hipertensão, diabetes entre outros. Normalmente esses casos são tratados com cirurgia pois a situação ficou tão crítica que os médicos acabam pegando este caminho como recurso. A, mais dá para tratar esse paciente sem cirurgia? Vai depender do histórico médico deste paciente.

Vocês sabem quais são os fatores responsáveis pela obesidade?

Os fatores responsáveis pela obesidade são vários, destacando os:

  • Fatores Alimentares (sua alimentação) como comida gordurosas - hamburguer, pizza, cachorro quente, batata frita, torresmo e etc.

  • Predisposição genética (passado pelos seus pais para você)

  • Alterações hormonais (dosagem irregular de hormônios no organismo)

  • Distúrbios emocionais (estresses, ansiedade, tristeza, depressão)

  • Diminuição da dopamina (é uma deficiência de um neurotransmissor que é responsável na entrega da mensagem ao corpo onde diz que ele está satisfeito)

  • Falta de atividade física (aquele ou aquela que não realiza atividade física)

  • Remédios que engordam (as vezes as pessoas precisam usar algumas medicações que acabam contribuindo com o aumento do peso, como por exemplo os corticoides anticoncepcionais entre outros)

Além disso tudo, vale ressaltar que a obesidade pode desencadear outras doenças que podem resultar em sérios problemas, levando esse paciente a óbito (morte). Dentre dessas doenças destaca-se a doenças do coração, hipertensão e diabetes estão normalmente ligadas ao excesso de peso.


LEMBRANDO QUE A NOSSA LUTA NUNCA, NUNCA SERÁ CONTRA A PESSOA QUE ESTÁ ACIMA DO PESO, A NOSSA PROPOSTA É CONSCIENTIZAÇÃO DAS PESSOAS PARA QUE POSSAMOS IMPEDIR O AVANÇO DESTA DOENÇA QUE TEM DADO MUITO TRABALHO. A OBESIDADE NÃO É UMA BRINCADEIRA ELA TEM UM ALTO ÍNDICE DE MORTALIDADE.


Quem é afetado por essa doença?

Qualquer um pode estar sujeito a esta doença. No entanto, a obesidade vem se agravando de forma significativa na adolescência. Os adolescentes com dietas não balanceadas e que não praticam atividade física, se tornarão em adultos obesos, o que desencadeia um problema ainda maior de saúde pública. O consumo excessivo de alimentos calóricos, como pão, massas, doces, fast food (principalmente) e comidas prontas, podem e vão lhe trazer problemas futuros. Aaa Zaqueu eu tenho que parar de comer tudo? Não, é necessário se alimenar de forma moderada pode ser consumido sem problemas, o grande perigo são os excessos. A alimentação exerce uma função definitiva na regulação energética. O que seria isso? Equilibrar o que você come é muito importante para evitar a obesidade, é cada vez mais constante o consumo de refeições industrializadas, a base de gordura saturada e colesterol. Mas gente, o que é gordura saturada e colesterol? Estou boiando... Vamos lá! Vou te passar de forma mais simples.


  • Gordura Saturada = São as gorduras ruins, aquelas que vem de origem animal, e podem sim te trazer sérios problemas no coração mais tarde.

  • Gorduras Insaturadas = Essas são as gorduras boas, vindas dos vegetais, das verduras, então caso você não coma bem acho que é uma boa hora de começar a se alimentar da melhor forma possível

  • Gordura trans = É uma gordura fabricada, não existe de forma natural, é considerada uma das piores para nosso organismo.

  • Colesterol = Temos produção de colesterol em nosso organismo produzida pelo fígado ele é a matéria prima para a formações de hormônios muito importantes para o nosso organismo. Existem também os que vem dos alimentos.

O que podemos fazer para mudar essa realidade?

Fica claro que a mudança de hábito em nosso dia a dia é muito importante para uma vida saudável, entendendo isso torna-se necessário o acompanhamento de um nutricionista (profissional responsável por construir juntamente com o paciente uma reeducação alimentar) e o acompanhamento de um profissional de educação física (profissional responsável pela prática de atividade física) também é importante neste processo.


Ah, mas não tenho dinheiro para fazer dieta e pagar uma academia, mas você pode se alimentar melhor evitando alguns alimentos como refrigerante, alimentos gordurosos, alimentos em conserva, doces, e pode dar prioridade em alimentos mais saudáveis como verduras, legumes, carnes, peixe, frango, assim você estará se ajudando muito. Corridas na rua, caminhadas, nadar, são atividades que não precisam de muito e podem ser feitas sem gasto.


Então por hoje é isso, Se vocês quiserem saber mais como cuidar da sua saúde. Podem entrar em contato com a equipe povão ou até mesmo seguir no instagram @zaqueuhoff.


Autor

Zaqueu Rocha

Graduado em Educação Física

Coach de CrossFit


Fontes:



Ciência povão agradece por você fazer parte da nossa história. Compartilhe com os seus colegas, familiares e etc. Nos sigam no instagram @cienciapovao

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page