top of page
Foto do escritorCiência povão

O que sabemos sobre SARS-COV-2?

Atualizado: 14 de mai. de 2020

Olá povão querido, hoje viemos trazer um resumão sobre o vírus SARS-COV-2 e o que se sabe até agora! Então simbora.


O SARS-COV-2, como muitos já sabem é o vírus responsável pelo COVID-19 (doença). Até aonde foi mencionado, este vírus teria sido identificado no final do ano de 2019 na cidade chinesa de Wuhan, na província de Hubei. Deem uma olhadinha nas datas abaixo, elas são importantes:


  • 31 de dezembro 2019.

Comissão municipal de saúde de Wuhan reportou 27 casos de uma pneumonia de causa desconhecida e todos esses casos estavam associados com o mercado de alimentos e animais vivos (peixes, mariscos e aves).

  • 09 de janeiro de 2020.

Centro de prevenção e controle das doenças da China informa que há um novo coronavírus, sendo este o vírus SARS-COV-2 causador do COVID-19. Foi confirmado como causador de 15 dos 59 casos.

  • 31 de janeiro de 2020.

Organização Mundial da Saúde declara ESTADO DE EMERGÊNCIA.

  • 11 de março de 2020.

Organização Mundial da Saúde declara ESTADO DE PANDEMIA.


O SARS-COV-2 se espalhou rapidamente pelo mundo, mas foi tão rápido como água saindo da torneira (sim, eu sei que é exagero). A situação complicou tanto para alguns países como a Itália que teve o recorde de morte 969 mortes em 24 horas, Espanha com 950 mortes/24 horas, EUA com 2.569 mortes/24 horas e o Brasil está caminhando para igual desastre com recorde de 881 novas mortes/24horas. É assustador e por isso que temos que nos cuidar, porque o vírus é de verdade e NÃO É FRUTO DA NOSSA IMAGINAÇÃO, se ligou?


Para reforçar os dados reportados pelo site de monitoramento do COVID-19 no mundo (https://www.worldometers.info/coronavirus/) do dia 14/05/2020, o número de casos confirmados no mundo encontra-se em torno dos 4,4 milhões, mortes são 298 mil e recuperados 1.66 milhões. Os EUA continuam liderando como o país com maior número de contaminados (1.43 milhões) no mundo e o Brasil parece que está levando a sério esta competição infeliz alcançando o ranking do 6º país com 190 mil contaminados.


E quanto ao tamanho deste vírus? O SARS-COV-2 tem cerca de 50–200 nanómetros de diâmetro, ou seja, muito menor que um grão de areia de praia com 0,25 a 0,5 mm de diâmetro. Agora conseguem ter uma noção de quanto pequeno é este "bendito" vírus? A figura abaixo representa o vírus e as suas estruturas, assim como nós (meros mortais) temos as nossas, eles também têm as deles ué.



Falamos de bastante coisa, mas se é para saber do SARS-COV-2, então temos que saber direito. Agora observem abaixo, essas imagens ilustrativas mostram como ocorre a transmissão, os tipos de sintomas e as precauções que TODOS devem tomar para evitar a contaminação.



Quero deixar uma informação clara para vocês, nota-se que a faixa etária dos grupos de risco tem se alterado ao longo do tempo e temos que estar atentos a isto. Não são apenas os idosos que compõem o grupo de risco, parece que a casa dos 20-50 também está sendo bem afetada. Todo cuidado é pouco.


É eu sei, eu sei que vocês devem estar se perguntando: ué, mas não tem tratamento? Querido povão, como esse SARS-COV-2 é um coronavírus recente, jamais visto antes de 2019, infelizmente ainda não existe nada comprovado pela ciência que possa ser usado para tratamento de doentes com COVID-19. A vacina será a nossa grande oportunidade, mas aguardem as cenas dos próximos capítulos, pois falaremos de todas essas "CURAS MILAGROSAS para coronavírus". TUDO FAKE NEWS (FALSAS NOTÍCIAS) e vamos mostrar a vocês por meio dos nossos conhecimentos. E é isso, um ótimo dia e até à próxima.


Fonte: SARS-COV-19. https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/covid-19/. Acessado: 13/05/2020.


Autora: Isabella da Rocha



Gostaram de aprender com a gente hoje? Fiquem ligados que traremos muito mais novidades para vocês. Bora aprender com a gente. Até a próxima povão.

67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page