top of page
Foto do escritorCiência povão

O efeito do sabão no SARS-COV-2.

Bom dia, meu povo fã da ciência.


Todos já sabem que a maior arma contra o novo Corona vírus (COVID-19) é a higiene pessoal. E daí vem a pergunta: como me limpar corretamente de algo que eu não enxergo ?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que medidas básicas, como lavar as mãos com água e sabão é a principal atitude a ser tomada. Pois a mão é o principal meio condutor do vírus até nossos olhos e vias respiratórias (nariz e boca).


O vídeo abaixo mostra como vocês devem lavar as mãos corretamente. Produzimos especialmente para vocês.


Diante desta informação nos perguntamos: qual a utilidade do sabonete e qual usar?

A principal utilidade do sabão comum que temos em casa é facilitar a remoção mecânica de sujeiras e micro-organimos. A parte importante que devemos saber é como ele facilita essa remoção. Os sabonetes em geral são compostos por moléculas de duas "pontas": uma hidrofílica, capaz de se prender às moléculas de água, e outra hidrofóbica, que se une às moléculas de lipídios (óleos e gorduras). Desta forma ele é capaz de criar uma forte ligação entre a sujeira das nossas mãos (também de característica hidrofóbica) e a água corrente da torneira, removendo toda contaminação das nossas mãos. Um exemplo prático que pode ser facilmente observado é quando tentamos larvar uma panela muito suja de óleo. Quando abrimos a torneira sem passar o detergente, a água não consegue remover sozinha toda a sujeira. Ao passar o detergente todo o óleo consegue ser facilmente retirado. Por fim, pode usar qualquer sabonete ou sabão, mas não recorrer a sabonete antisséptico. Explico mais a frente.


E como esse sabão é tão eficaz contra o COVID-19?

Para responder essas e outras perguntas, primeiramente precisamos relembrar a composição básica desse vírus que é formado de um material genético (RNA), protegido por uma capa de proteína e lipídios (as famosas gorduras). E assim como o óleo retirado da panela, a proteção de lipídios do vírus se liga as moléculas do sabão, facilitando a remoção do vírus das superfícies contaminadas ou até mesmo tornando o vírus inativo.


Abaixo temos uma imagem que simula o efeito da água e sabão - 30 segundos, por meio da luz UV. Chique demais!



Fotos com luz negra compartilhadas pela atriz Kristen Bell. Ela mostra o que acontece após lavar as mãos com água e sabão - 30 segundos (Foto adaptata: Reprodução Instagram/@kristenanniebell)


Se eu quiser ficar totalmente protegido, os sabonetes antissépticos não são melhores (aqueles lá, que matam todas as bactérias)?

É verdade que sabão antisséptico possui uma maior eficiência na remoção de impurezas da pele. Mas devemos tomar cuidado com essa informação, pois isso ocorre devido à alta concentração das moléculas “detergentes”, e se usado de forma continua pode acabar promovendo a remoção de importantes proteções naturais que temos em nossa pele, também composta por lipídios. E mesmo possuindo substâncias bactericidas, essas substâncias acabam selecionando bactérias mais resistentes, aumentando o seu próprio risco de contaminação. Então vamos deixar esse tipo de produto para locais onde são realmente necessários estes cuidados:

  • hospitais

  • clínicas

  • laboratórios

  • clínicas veterinárias

  • restaurantes

  • refeitórios

  • cozinhas industriais, etc.

E agora que vocês já conhecem o que usar para lavar as mãos da forma correta e o porquê usar. Se quiserem ver mais sobre isso ou entre outras informações acesse instagram @cienciapovao.


Fontes:


Autor

Marcos Vinicius Clemente

Graduando de Oceanografia



Gostou? Que bom, continue com a gente, pois iremos trazer mais conhecimento para vocês. Compartilhe com os seus amigos e familiares.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page