top of page
Foto do escritorMarcos V. Santana

Novembro azul

E ai, povão. Como estão? Se cuidando? O assunto de hoje é especialmente importante para os rapazes que nos acompanham. Vou começar com uma pergunta: você está se cuidando? Novembro é um mês importante para falar sobre cuidado masculino e sobre prevenção de um dos tipos mais comuns de câncer: o câncer de próstata. No post de hoje vamos falar sobre o Novembro Azul e a importância de fazer a prevenção, quais os fatores de risco e quem tem maiores chances de desenvolver a doença.


O Novembro Azul é um movimento que começou na Austrália em 2003 com o objetivo de alertar sobre prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. A principal dessas doenças é o câncer de próstata, um dos principais tumores observados em homens.


O que é a próstata?


A próstata é um pequeno órgão no formato de maçã e pesa, aproximadamente, 20 gramas no homem adulto. Esse órgão fica na cavidade pélvica masculina, na frente do reto e encostada na base da bexiga. A uretra passa pelo centro da próstata e carrega a urina da bexiga para fora do corpo. Se a gente comparar a próstata com os outros órgãos, como coração, pulmão e intestino, ela parece insignificante, não é? Mas não se engane! A próstata é fundamental para fertilidade masculina.



A função da próstata é produzir o líquido prostático, que funciona como um meio de nutrição e proteção dos espermatozoides. Junto com o líquido seminal (produzido pela vesícula seminal) e os espermatozoides, o líquido prostático forma o sêmem que é secretado durante a relação sexual. O fluído prostático é levemente alcalino, o que é fundamental para neutralizar o ambiente mais ácido do trato vaginal e para proteger os espermatozoides.


Câncer de próstata


Conforme os homens envelhecem, existe uma tendência de aumento de tamanho da próstata. Lembram que a próstata é pequena? Bem, quando os homens atingem mais ou menos 40 anos, a próstata pode ficar um pouco maior. Aos 60 anos, a próstata pode ficar até do tamanho de um limão!


Esse alargamento da próstata é benigno e ocorre devido a uma proliferação de células, o que pode comprimir a uretra e dificultar a saída da urina. O alargamento não tem relação com o câncer de próstata e também não é um fator de risco para o surgimento dessa doença. Apesar disso, os sintomas do alargamento e do câncer de próstata podem ser parecidos, incluindo:


  • dificuldade de urinar

  • bloqueio da urina na uretra

  • sensação que a bexiga ainda está cheia

  • jato de urina bem mais fraco que o normal


Sem tratamento, o alargamento da próstata pode causar problemas mais sérios, como infecção renal e da bexiga devido ao refluxo de urina, e até falha completa dos rins. Dessa forma, é extremamente importante marcar consultas regulares com o urologista conforme envelhecemos. Vale a pena lembrar que problemas de saúde têm muito mais chances de serem tratados se descobertos cedo!


Ao contrário do alargamento benigno, o câncer de próstata é um problema de saúde muito sério. O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Aproximadamente 75% dos casos ocorre em homens acima de 65 anos. Esse tipo de câncer cresce lentamente e geralmente não apresenta nenhum sintoma. Para vocês terem uma ideia, pode levar cerca de 15 anos para o tumor atingir 1 cm³. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 65.840 novos casos de câncer de próstata nos próximos 2 anos.


Em estágios mais avançados, o indivíduo pode apresentar dificuldade de urinar. É recomendado procurar o médico imediatamente caso os seguintes sintomas apareçam:

  • Dificuldade de iniciar a micção (a urina demora sair);

  • O fluxo da urina é fraco ou interrompido;

  • Micção frequente, especialmente à noite;

  • Dificuldade em esvaziar a bexiga completamente;

  • Dor ou queimação durante a micção;

  • Sangue na urina ou no sêmen.

  • Dor que não passa nas costas, na pélvis ou no quadril (pode ser sinal de estágio avançado e metástase do tumor);

  • Dor durante a ejaculação.

Fatores de risco


Todo homem tem risco de desenvolver câncer de próstata, mas alguns fatores de risco são reconhecidos:

  • Pai ou irmão com diagnóstico antes dos 50 anos;

  • Sedentarismo;

  • Dieta rica em gorduras;

  • Excesso de peso;

  • Homens negros estão em maior risco de desenvolver e de morrer por causa do câncer de próstata. Porém não se sabe o porquê;

  • A idade avançada é o principal fator de risco.

Diagnóstico do câncer de próstata


É importante consultar o urologista com frequência pois esses sintomas podem ser por outra causa, incluindo o alargamento benigno que mencionamos antes. A detecção precoce é a melhor arma para facilitar o tratamento e pode ser feita com o exame de toque retal e exame de sangue para dosagem do antígeno prostático específico (PSA). Caso a próstata e os níveis de PSA estejam alterados, é necessário fazer a biópsia para confirmar a presença de tumor e se ele é benigno ou não. Normalmente, o nível de PSA fica abaixo de 4 ng/ml. É importante ressaltar que os exames de toque retal e PSA não são 100% precisos, sendo necessário fazer testes complementares para confirmar ou descartar a doença.



Infelizmente, na sociedade atual, o exame de toque retal ainda é visto por muitos homens como uma ameaça à masculinidade, sendo tratado como piada. Esse estigma é problemático pois muitos homens evitam fazer o teste de toque por preconceito ou medo de “ser menos homem” por isso. Essa situação é preocupante, pois favorece que o tumor cresça sem ser detectado até ser tarde demais. Então, pessoal, façam o teste! Cuidar da saúde não te faz “menos homem” ou qualquer coisa assim. Essas ideias antigas só servem para manter um padrão de masculinidade tóxica, onde não se cuidar é glorificado. Ora, onde já se viu alguém contar vantagem porque tem mais chances de ficar doente! Sabe qual a única coisa que tira a masculinidade do homem? Um caixão de madeira e 7 palmos de terra.


Tratamento


Os tratamentos para câncer de próstata variam de acordo com a evolução da doença e a decisão deve ser feita em conjunto com o médico. Os principais tratamentos para o tumor não-metastático (que não se espalhou para outros órgãos) incluem remoção cirúrgica da próstata, radioterapia e monitoramento de vigilância. Para a doença localmente avançada, a radioterapia ou a cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados. Para a doença metastática (quando o tumor já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento mais indicado é a terapia hormonal.


Se cuidem!


Esse foi o post de hoje pessoal. A principal mensagem aqui é desenvolver o autocuidado. Muitas doenças, incluindo o câncer de próstata, tem boas chances de tratamento quando detectados precocemente. Sentiu algum dos sintomas? Não espera não, procure o urologista mais próximo. Se você está dentro dos dos fatores de risco que citamos, também é bom ficar de olho, principalmente se já tiver mais de 50 anos. Se cuidem!


Autor

Membro do ciência povão

Farmacêutico

Mestre e doutor em ciências e biotecnologia


Referências:


Gostaram? Continuem com a gente, pois estaremos sempre trazendo novidades para vocês. Nos sigam no instagram @cienciapovao. Aproveitem e compartilhem com amigos e familiares.



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page