top of page
Foto do escritorCiência povão

O mosquito Aedes aegypti é o vilão?

Meu povo, minha pova, meu povãaaao!


Hoje vamos falar de 3 doenças muito conhecidas por nós, brasileiros: a dengue, a Zika e a Chikungunya!


E o que essas doenças têm em comum? Um inseto: o Aedes aegypti.


O mosquito Aedes aegypti é um velho conhecido de todos nós! Aquele inseto com listrinhas brancas e que todos os anos somos lembrados de não deixar água parada para eliminar possíveis focos dele.


Aliás, vocês sabiam que apenas as fêmeas de Aedes aegypti se alimentam de sangue? Diferente dos machos, que se alimentam de plantas (seiva), as fêmeas também precisam se alimentar de sangue para pôr ovos e, durante a alimentação, podem acabar transmitindo o vírus para os humanos.


E por que não podemos deixar água parada?


Porque parte do ciclo de vida do mosquito acontece em ambiente aquático! Após a ingestão de sangue, as fêmeas começam a produzir ovos e os põe próximos à água, na parede de recipientes. Desses ovos eclodem larvas que vão crescendo até virarem os mosquitos adultos que nós conhecemos! Por isso, se diminuirmos os locais com água parada, teremos menos larvas e consequentemente menos mosquitos adultos!



O Aedes aegypti é tão famoso porque ele é capaz de transmitir alguns vírus que causam doenças em humanos! Percebam: Não é o mosquito que causa! Ele transmite!


Por precisar comer sangue, pode ser que uma fêmea de Aedes aegypti se alimente em um hospedeiro infectado e acabe ingerindo o vírus. O vírus passa pelo intestino do mosquito, cai em sua circulação e é eliminado pela saliva! Assim o vírus é transmitido para outra pessoa.

Imagem 3 (adaptado): Distribuição do vírus no corpo do mosquito.


Agora vamos falar de algumas doenças!


Dengue


A dengue é causada por vírus chamados de DENV e possui 4 sorotipos: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Como já falamos, esse vírus pode ser transmitido por fêmeas do mosquito Aedes aegypti ou também por transfusão sanguínea.


Quando uma pessoa é infectada ela pode não apresentar nenhum sintoma ou desenvolver alguns, como:


  • Febre alta (maior que 38.5ºC)

  • Dores musculares intensas.

  • Dor ao movimentar os olhos.

  • Mal estar.

  • Falta de apetite.

  • Dor de cabeça.

  • Manchas vermelhas no corpo.

  • Pode haver dores abdominais, vômito e sangramento de mucosas em casos mais graves.

Existe uma vacina contra a dengue (Dengvaxia), mas ela não é distribuída pelo SUS, apenas pela rede privada. Esta vacina é indicada apenas para pessoas que já tiveram dengue, que moram em regiões endêmicas e que tenham entre 9 e 45 anos.

Você sabe por que alguns medicamentos são contraindicados em caso de suspeita de dengue?


Um dos possíveis sintomas da dengue é a hemorragia e nosso corpo possui mecanismos naturais de lidar com ele, através da coagulação sanguínea. Acontece que alguns medicamentos podem possuir substâncias anticoagulantes que pioram o estado de uma pessoa com dengue. Por isso, em caso de suspeita, procure um médico para que ele lhe indique o melhor tratamento.

Zika


A Zika é causada pelo vírus zika (ZIKV) e pode ser transmitida por fêmeas do mosquito Aedes aegypti, mas também por transmissão sexual e da mulher para o feto durante a gravidez.


Muitas vezes a pessoa infectada pelo vírus zika não apresenta nenhum sintoma, mas dentre os mais comuns estão:


  • “Vermelhão” em todo o corpo com muita “coceira” depois de alguns dias.

  • Febre baixa.

  • Conjuntivite (olho vermelho) sem secreção.

  • Dor muscular e dor de cabeça.

  • Dor nas juntas.

Em 2015 houve um surto de Zika no Brasil, em que foi encontrada uma relação com a infecção por esse vírus e casos de microcefalia em crianças. Além disso, a Zika pode causar complicações neurológicas como encefalitis e a síndrome de Guillian Barré.


Ainda não há vacina para a prevenção desta doença e, por isso, a melhor forma de evitá-la é através do combate ao mosquito e por meio de relações sexuais seguras!

Chikungunya


A Chikungunya é uma doença causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV) e pode ser transmitida para humanos através da picada de fêmeas de Aedes aegypti.


Assim como a dengue e a Zika, pessoas infectadas com o CHIKV podem apresentar nenhum sintoma ou os mais comuns seguem abaixo:


  • Febre.

  • Dores intensas nas juntas (joelho, tornozelo, cotovelo, pulsos ...), em geral bilaterais (direito e esquerdo)

  • Pele e olhos avermelhados.

  • Dores pelo corpo.

  • Dor de cabeça.

  • Náuseas e vômitos.

A Chikungunya pode se manifestar apenas de forma aguda (em um curto prazo) ou de forma crônica (a longo prazo). Algumas pessoas desenvolvem dor nas juntas que podem durar meses ou anos.


Ainda não há vacina disponível para a prevenção dessa doença, sendo assim, a melhor forma é o combate ao mosquito Aedes aegypti.


Por que esse nome?


O vírus Chikungunya foi descoberto durante um surto na Tanzânia em 1952. Este nome deriva de uma palavra na língua kimakonde que significa “tornar-se contorcido”, em referência à postura curvada desenvolvida como resultado das dores nas articulações causadas pela doença.


E é isso, povão! Tendo tudo isso em mente, podemos concluir o seguinte: Não deixe água parada! Até hoje a melhor forma de se prevenir essas doenças é pelo combate ao mosquito Aedes aegypti! Faça a sua parte!


Autora

Maria Fernanda Araujo

Graduada em Biotecnologia

Mestre e Doutoranda em química biológica


Referências

6.Imagens: Ione, R.S. Produção de materiais educativos como instrumento para o controle do Aedes aegypti: experiência de metodologia ativa de ensino em uma escola de nível fundamental no município do Rio de Janeiro. Dissertação – Fiocruz, 2019/ Ruckert C., Ebel G. D. How do vírus-mosquito interactions lead to viral emergence. Trends in Parsaitology, 2018.



Gostaram? Continuem com a gente, pois estaremos sempre trazendo novidades para vocês. Nos sigam no instagram @cienciapovao. Aproveitem e compartilhem com amigos e familiares.


167 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page