top of page
  • Foto do escritorMaria Fernanda

Mais uma vez em Marte: Rover Perseverance

Oláaaa, povão! Tudo bem?

Hoje estamos só aquela música: Alô, alô, marciano! Aqui quem fala é da Terraaa!


Sim! No post de hoje vamos falar sobre mais uma grande conquista da humanidade: o Rover Perseverance pousou em solo marciano!


Mas, como sempre, vamos começar do começo...


Marte: O planeta vermelho


No nosso sistema solar, Marte está a cerca de 228 milhões de quilômetros (km) de distância do Sol e é o quarto planeta a partir dele.


Vamos conhecer mais sobre esse Planeta:


- Marte é um planeta com muitas rochas. É conhecido como Planeta Vermelho, porque os minerais de ferro do solo marciano oxidam (enferrujam), fazendo com que o solo e a atmosfera pareçam vermelhos.

- Neste planeta, um dia dura um pouco mais de 24 horas terrestres e, um ano, 687 dias terrestres.

- Diferente da Terra, Marte possui 2 luas: Phobos e Deimos.

- Não há anéis ao redor de Marte.

- Marte possui uma atmosfera fina composta majoritariamente de dióxido de carbono (CO2), argônio (Ar), nitrogênio (N2), pequenas quantidades de oxigênio e vapor de água.

Devido a essas características, atualmente Marte não é capaz de sustentar vida como a conhecemos. Algumas missões espaciais estão sendo feitas para analisar se houve vida no passado e se há potencial para vida no futuro. Uma dessas missões é a do Rover Perseverance.


Rover Perseverance


O Rover Perseverance foi desenvolvido pela NASA (National Aeronautics and Space Administration) e foi lançado em 30 de julho de 2020. Quase 7 meses depois, o robô finalmente pousou na superfície de Marte (18 de fevereiro de 2021).


A escolha do local de pouso não foi ao acaso. Após 5 anos de pesquisa e mais de 60 locais candidatos, a cratera Jezero foi escolhida. Cientistas têm evidências de que há mais de 3,5 bilhões de anos atrás, canais de rios transbordaram da parede da cratera e criaram um lago. Essa cratera tem 45 km de largura e está localizada ao norte do equador marciano. Devido à presença de água, é possível que Jezero tenha abrigado vida microbiana e que tenha vestígios de minerais.


Missões do Rover Perseverance


Este robô foi enviado a Marte com importantes missões:


- Procurar por habitabilidade: Investigar se, no passado, Marte foi capaz de suportar vida microbiana (de microrganismos);


- Identificar esses possíveis sinais de vida (bioassinaturas), principalmente em rochas que são conhecidas por preservá-los ao longo do tempo;


- Coletar amostras das rochas e do solo e armazená-las na superfície marciana. Essas amostras não serão trazidas de volta para a Terra, podendo demorar alguns anos para que humanos sejam capazes de ir buscá-las;


- Preparar para receber humanos: Testar a produção de oxigênio a partir do CO2 presente na atmosfera marciana. O oxigênio seria fundamental não só para os astronautas respirarem, mas também como combustível para foguetes.


E como o Rover Perseverance vai conseguir fazer tudo isso?


Este robô é equipado com diversos instrumentos que permitem a obtenção de informações sobre a geologia marciana, a atmosfera, as condições ambientais e potenciais bioassinaturas.


O Rover Perseverance possui câmeras panorâmicas com zoom para fazer imagens e vídeos de alta definição, coloridas e em 3D. Além disso, possui uma estação meteorológica para medição da temperatura, umidade, velocidade do vento e da quantidade e tamanho das partículas de poeira presentes na atmosfera marciana. Também possui 2 espectrômetros, um de raio X e um ultravioleta, que serão fundamentais para analisar a composição química das amostras marcianas.


Além de todas essas funções, o Rover Perseverance possui duas tecnologias que foram enviadas pela primeira vez a Marte e são chamadas de MOXIE e Ingenuity.


MOXIE: é o instrumento que converte o CO2 da atmosfera marciana em oxigênio. O MOXIE “respira” como uma planta! Para futuras missões humanas a Marte, usar os recursos locais será muito importante.



Ingenuity: é um helicóptero autônomo projetado para testar, pela primeira vez, um voo com motor na fina atmosfera de Marte. O Ingenuity fará uma série de voos teste durante cerca de 30 dias marcianos.

A expedição tem previsão de durar um ano em Marte (cerca de 687 dias terrestres), mas já está resultando em imagens e áudios incríveis!

Confira só algumas delas:




Para conferir o áudio gravado pelo Rover Perseverance, clica aqui.


Não é muito surreal imaginar que algo que o homem produziu chegou no lugar certo em outro planeta? E que, de lá, está enviando imagens e sons pra gente aqui?


Por hoje é isso, povão! Até o próximo post!


REFERÊNCIAS


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • facebook
  • instagram

©2020 por Ciência Povão. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page