top of page
Foto do escritorCiência povão

Existem dinossauros nos dias de hoje?

Fala povo! Tudo certo com vocês? Bom, quem já assistiu a um dos filmes Jurassic Park deve ter se impressionado com a criaturas de lá: os dinossauros. O formato deles, o tamanho, a ferocidade, dentre outras coisas que nos faz imaginar como seriam os dias de hoje se ainda existissem dinossauros vivendo conosco na Terra. E eu já adianto a vocês: eles ainda estão conosco e a grande maioria de forma bem pacífica. Sabem quem são? São as Aves! Qualquer ave que venha à nossa mente, seja um pombo pela rua, uma gaivota na praia, um urubu voando pelos céus e até mesmo um pequeno beija-flor...todas!


“Mas que papo é esse Ciência Povão? Quer dizer que quando eu corria atrás de galinha na minha infância eu estava perseguindo um dinossauro?”


Sim, amigos! As aves são dinossauros e você compra dinossauro assado na padaria. Vem com a gente para saber mais sobre isso.


Organizando as formas de vida


Antes de tudo precisamos ter noção sobre como os cientistas organizam os seres vivos nos seus grupos. E por que isso? Os seres vivos que são mais próximos compartilham características entre si, isso ajuda a identificar a qual grupo aquele ser vai se encaixar e ajuda nos estudos sobre a biologia dele.


Obviamente, para você se encaixar em um grupo qualquer, você precisa se enquadrar nele. Por exemplo, imagine que você está se candidatando a um emprego que tenha pré-requisitos. Caso você não tenha os pré-requisitos esqueça, você não vai se enquadrar na vaga. Por outro lado, caso você tenha os pré-requisitos necessários você já se encaixa como candidato a ocupar a vaga.


A mesma coisa acontece com os seres vivos, existem muitos e muitos grupos, mas para que um ser vivo seja classificado em algum deles, ele precisa ter os pré-requisitos específicos. De uma forma mais clara, cada grupo tem suas definições sobre como ou que o ser vivo deve ter ou como ele vai ser. Por exemplo, nós seres humanos somos considerados primatas por possuirmos uma série de características que definem o grupo Primata.


É importante dizer que existem hierarquias nesta classificação dos grupos de seres vivos que funcionam como conjuntos dentro de outros conjuntos. Ficou difícil? Então segue o exemplo de nós, seres humanos, novamente e de forma resumida:


. Somos humanos: espécie Homo sapiens


. O Homo sapiens está dentro do grupo dos Primatas, junto aos chimpanzés, aos bonobos, aos gorilas, aos lêmures...enfim, todos os primatas


. Os Primatas estão dentro de uma hierarquia maior: os Mamíferos


. Os Mamíferos, por sua vez, estão dentro de um grupo maior, os Vertebrados, juntos com outros animais que não são mamíferos, como peixes, anfíbios, répteis e aves.


Cada hierarquia possui seu próprio pré-requisito, logo, para ser humano, antes somos obrigatoriamente primatas, que por sua vez são mamíferos, e assim por diante.


Obs: Existem diversas classificações hierárquicas, mas não queremos confundi-los com tantas informações.



Relacionando passado e futuro


Bom, entendemos um pouco sobre a organização dos seres vivos, mas nada ainda sobre o porquê das aves serem dinossauros. Prepare-se que agora vem a história.


Existe um tipo de estudo na ciência chamado Sistemática filogenética (credo). Basicamente ela estuda a árvore da vida (a genealogia) dos seres vivos, considerando todos os seres que já existiram, seja os do passado ou os do presente, organizando-os de forma cronológica e definindo relações de parentesco entre elas. Vale salientar que ao longo dos ramos (os traços pretos), mesmo que não estejam representados, existem muitos outros grupos que não estão sendo mostrados (para não poluir a imagem), que representa uma história evolutiva.



Neste tipo de diagrama, o tempo corre de baixo para cima, os nós (pontos onde surgem novos ramos) são onde ocorrem divergências que dão origem a novos grupos a partir de um ancestral comum. Os seres vivos que são mais aproximados compartilham ancestrais entre si, e por isso as características também são compartilhadas (apesar de, ao longo do tempo, cada um adquirir características bem específicas, além das compartilhadas).


É com base nisso que dizemos que aves são dinossauros. Por quê?


Bom, existiu um grupo específico de dinossauros, chamado Terópodes (o grupo dos grandes dinossauros carnívoros, incluindo o tiranossauro), que deu origem a dois grupos: os terópodes não-avianos (linhagem de dinossauros que não formaram aves) e as aves, isso há milhões de anos. Como ambos os grupos vieram a partir da linhagem “Terópode”, ambos possuem características que vieram desse grupo.


Foi evidenciado, através de registros fósseis, que os terópodes já possuíam características consideradas avianas (das aves) que foram surgindo ao longo do tempo, e que vemos ainda hoje nas aves atuais. Algumas destas características são:


  • Fusão das clavículas (formando a fúrcula, ou o “osso da sorte)

  • ossos pneumáticos (ocos);

  • Anatomia do pescoço em forma de S;

  • Um pé com três dedos voltado para frente, e um quarto dedo voltado para trás

  • Andar usando somente os dedos (aves não usam o pé inteiro para andar)

  • Presença de penas


Fora estas características, existem ainda várias outras relacionadas à anatomia do esqueleto, que são iguais nas aves atuais e nos dinossauros. Então, com base no que falamos anteriormente, se para ser de um grupo é necessário ter características que se incluam nele, por definição, as aves são os dinossauros atuais por carregarem estas características!

Curiosidade: então qual seria a característica exclusiva das aves?

Talvez a única característica que não tinha nos dinossauros anteriores, e que seja exclusiva das aves atuais, tenha surgido no Archaeopteryx (pronuncia-se arqueoptérix), o ser considerado a primeira ave.



E esta característica é nada mais, nada menos que um extraordinário e medonho quarto dedo voltado para baixo. Sim, você leu direito. O quarto dedo, aquele voltado para trás, nos terópodes não-avianos é virado para cima, enquanto que no archaeopteryx (e nas aves atuais) ele é virado para baixo.


Bom, nada que vá matar a gente, a não ser que você esteja encarando um casuar que está prestes a te dar uma voadora com a garra enorme dele... daí neste caso, você morrerá por conta de um dinossauro.



Beleza, meu povão? É isto. Grande abraço!


Autor

Biólogo

Adriano Lima

Equipe Ciência Povão

Referências

1. Benton, M. J. Vertebrate Paleontology. 3ed. Blackwell Publishing. 2005

2. Pough, F.H; Janis, C.M; Heiser, J.B. A Vida dos Vertebrados. 4ed. Atheneu editora São Paulo. 2008

3. Godefroit, P., Cau, A., Dong-Yu, H., Escuillié, F., Wenhao, W., & Dyke, G. (2013). A Jurassic avialan dinosaur from China resolves the early phylogenetic history of birds. Nature, 498(7454), 359–362. doi:10.1038/nature12168



Gostaram? Continuem com a gente, pois estaremos sempre trazendo novidades para vocês. Nos sigam no instagram @cienciapovao. Aproveitem e compartilhem com amigos e familiares.


68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page