top of page
Foto do escritorCiência povão

Esteróides anabolizantes, vilões ou mocinhos?

É um assunto muito discutido e muito importantes, pois uso de esteróides anabolizantes tem aumentado consideravelmente nos últimos anos e sabe-se que o seu uso é proibido no Brasil.


Precisamos entender que o nosso corpo possui uma individualidade biológica, cada corpo funciona e responde de forma diferente a cada estímulo provocado. Bom, para quem não sabe, o uso de hormônios anabolizantes mais conhecidos como (BOMBA), tem a função de aumentar o volume de massa magra (MÚSCULO) e a potência muscular (FORÇA).


om a evolução da ciência, observou-se que esses esteróides anabolizantes poderiam ser utilizados para tratamento de algumas patologias, como: reposição de testosterona, problemas testiculares, câncer de mama, angioedema hereditário, anemia aplástica, endometriose grave entre outras.


Em (1950), aconteceu um grande volume do uso não terapêutico dos esteróides em atletas a fim de obter resultados superiores aos outros que não faziam o uso deste recurso. No ano de 1994, nos EUA, mais de 1 milhão de jovens já haviam feito o uso dessas drogas.


Para quem não sabe o nosso corpo também produz hormônios e essa produção pode sofrer algumas alterações com o uso de esteróides vindos do meio externo do corpo, como no caso das famosas bombas.


As 3 principais substâncias esteróides produzidas pelo nosso organismo são os androgênios, o estrogênio e o corticosteroide.


  • O androgênio cuja o principal representante é a testosterona é responsável pelo desenvolvimento das características masculinas, estão presentes nas mulheres porém em menor quantidade.

  • O estrogênio é responsável pelo desenvolvimento das características femininas, onde também são encontradas nos homens porém em menor quantidade.

  • O corticosteroide tem funções importantíssimas em nosso organismo. As funções do nosso sistema imunológico, cardiovascular, metabólico e hemostático são diretamente influenciadas por essas substâncias.


A testosterona é o hormônio mais conhecido, no homem a sua maior produção acontece nos testículos, enquanto que, na mulher, nos ovários e glândulas supra-renais (apesar dessa produção ser bem menor quando comparada com homens). Existe uma produção de testosterona em menor quantidade no homem também nas glândulas supra-renais.


Nossas glândulas supra-renais são dois órgãos formados na forma de um triângulo que tem aproximadamente três polegadas de comprimento, elas se localizam na parte superior dos nossos rins.


Será que é necessário se expor a perigosos procedimentos para tentar se moldar a um padrão de estética?


Muitas pessoas estão fazendo uso de esteróides anabolizantes para ficar com o corpo sarado, não podemos nos esquecer que toda ação gera uma reação, qual caminho você está traçando para sua vida?


Próximo post falaremos um pouco mais sobre cada esteróide, forma no qual estão sendo utilizadas e seus efeitos colaterais. Fique ligadinho aqui!


Autor

Zaqueu Rocha

Professor de Educação Física

Couch CrossFit



Referências:


Estudo da UFRJ indica que uso de esteroides altera nível de hormônio da tireoide. <Agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2017-01/estudo-da-ufrj-indica-que-uso-de-esteroides-altera-nivel-de> acessado 08/07/2020.


MACEDO, Clayton Luís Dornelles et al . Uso de esteróides anabolizantes em praticantes de musculação e/ou fisioculturismo.Rev Bras Med Esporte,  Niterói ,  v. 4, n. 1, p. 13-17,  Feb.  1998 .



Gostaram? Continuem com a gente, pois estaremos sempre trazendo novidades para vocês. Nos sigam no instagram @cienciapovao. Aproveitem e compartilhem com amigos e familiares

167 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page