Olá meu povo,
No artigo de hoje iremos tratar de um assunto muito familiar para todos, porém pouco discutido. No mundo atual onde todos têm pressa e a maior parte das refeições são feitas fora de casa, já não nos perguntamos mais de onde vem a nossa comida!!
Por milhares de anos a humanidade tem usado formas tradicionais de modificação do alimento, cruzando diferentes espécies de plantas e animais, o que evitou a escassez de comida durante muitos anos. Ainda hoje boa parte do nosso alimento é derivado das modificações naturais que foram selecionadas por outras gerações ao longo do tempo. Contudo, o processo de modificação natural é muito lento e muitas vezes não gera o resultado esperado. Com o grande aumento populacional em algumas regiões do mundo, viu-se a necessidade de aumentar a capacidade de produção alimentícia global e com auxílio das ciências contemporâneas (biotecnologia, engenharia genética, engenharia de alimentos...), foram desenvolvidos alimentos que fossem mais resistentes e pudessem ser produzidos em larga escala, dando origem aos Organismos Geneticamente Modificados (OGM), conhecidos popularmente como alimentos transgênicos.
Após esse breve resumo histórico, vocês devem estar se perguntando: Se tudo que comemos hoje já sofreu alguma modificação, mesmo que naturais, todos os alimentos são transgênicos?? Para responder essa pergunta, precisamos entender que existem duas grandes classificações de alimentos e suas definições.
Alimentos Transgênicos
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), alimentos transgênicos são aqueles que passaram por algum processo de modificação genética não natural, ou seja, tiveram seu DNA alterado artificialmente em laboratório.
No Brasil existe o decreto 4.680/03 que determina como deve ser o rótulo de alimentos que possuam mais de 1% de sua matéria-prima composta por algum alimento geneticamente modificado. Para reconhecer esse produto, basta verificar na embalagem um “T” preto sobre um triângulo amarelo (figura 2).
Atualmente sabe-se que este tipo de alimento pode trazer alguns riscos para a saúde como:
Aumento de alergia;
Aumento de compostos tóxicos;
Maior quantidade de resíduos de agrotóxicos.
Por esse motivo, alimentos geneticamente modificados estão sempre passando por testes e mudanças, e sobre rígidas leis de controle da saúde.
Alimentos Orgânicos
O termo alimento orgânico não refere apenas à origem genética do organismo, e sim a todo um sistema de produção envolvido. De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, o alimento orgânico é aquele em que o processo produtivo deve contemplar o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais. No Brasil, os alimentos orgânicos também apresentam uma identificação (figura 3), para que os consumidores tenham certeza da procedência do produto e se este é verdadeiramente de origem orgânica.
Dado o exposto, devemos sempre lembrar o que a nossa alimentação realmente significa para cada um de nós. Porque como fala um antigo ditado: “Somos aquilo que comemos!” Então se cuidem e comam bem.
Curiosidades
Vocês sabiam que o nosso país é um dos países que possui uma das maiores plantações de alimentos trangênicos no mundo? Estamos no top 7, especificamente no segundo lugar, atrás dos EUA.
Os maiores produtos trangênicos produzidos no Brasil são a SOJA, MILHO E O ALGODÃO!
E por hoje é só Povão!
Autor
Marcos V. Clemente
Graduando em Oceanografia
Referências
Food, Genetically modified
<https://www.who.int/health-topics/food-genetically-modified#tab=tab_1>, acessado em 18 de Junho de 2020
Science and History of GMOs and Other Food Modification Processes
<https://www.fda.gov/food/agricultural-biotechnology/science-and-history-gmos-and-other-food-modification-processes>, acessado em 18 de Junho de 2020
From Corgis to Corn: A Brief Look at the Long History of GMO Technology
<http://sitn.hms.harvard.edu/flash/2015/from-corgis-to-corn-a-brief-look-at-the-long-history-of-gmo-technology/> , acessado em 18 de Junho de 2020.
The Truth about Genetically Modified Food
<https://www.scientificamerican.com/article/the-truth-about-genetically-modified-food/>, acessado em 18 de Junho de 2020.
Food: How Altered?
https://www.nationalgeographic.com/environment/global-warming/food-how-altered/#:~:text=The%20engineered%20organisms%20scientists%20produce,which%20cottonseed%20oil%20is%20produced.> , acessado em 18 de Junho de 2020.
Saiba o que são os alimentos transgênicos e quais os seus riscos.
<https://idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/saiba-o-que-sao-os-alimentos-
transgenicos-e-quais-os-seus-riscos> , acessado em 18 de Junho de 2020.
What Is the Definition of Organic Food?
<https://www.medicinenet.com/what_is_the_definition_of_organic_food/views.htm>, acessado em 18 de Junho de 2020.
Organic Foods: What You Need to Know
<https://www.helpguide.org/articles/healthy-eating/organic-foods.htm>, acessado em 18 de Junho de 2020.
O que são alimentos orgânicos
<https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/o-que-sao-os-alimentos-organicos>, acessado em 18 de Junho de 2020.
Imagens - Healthy food background. studio photography of different fruits and vegetables on wooden tablet.
<https://br.123rf.com/photo_52849018_fundo-saud%C3%A1vel-alimentos.-fotografia-de-est%C3%BAdio-de-diferentes-frutas-e-vegetais-na-tabela-de-madei.html>, acessado 19 de junho de 2020
Gostaram? Continuem com a gente, pois estaremos sempre trazendo novidades para vocês. Nos sigam no instagram @cienciapovao. Aproveitem e compartilhem com amigos e familiares.
Comments