Hoje, no Ciência Povão!
Se você já ouviu no jornal, leu nas redes sociais ou ouviu alguém falar o termo Doenças tropicais e já se perguntou ou pensou: mas o que é isso? São doenças que ocorrem em países tropicais? Tem haver como mosquito ou insetos né? Minha professora falou que são doenças negligenciadas! Tropical?! Brasil é tropical né?! Ai eu tenho com certeza!!! Fique calmo, você não está sozinho!
O termo Doenças Tropicais se refere a uma quantidade muito grande de doenças, que ocorrem principalmente nos trópicos. Dentre as doenças classificadas como tropicais encontramos: desordens genéticas, deficiências nutricionais ou relacionadas a condições ambientais, além das doenças infecciosas e parasitárias, que podem ser causadas por diversos tipos de organismos.
Nossa! Então essas doenças podem ser causadas por alterações no nosso material genético, pela ausência de nutrientes na nossa alimentação ou pela presença de substâncias tóxicas no ambiente e também por microrganismos e animais?! Isso mesmo!!
Mas são muitas doenças e elas são muito diferentes, porque elas estão todas juntas nesse termo Doenças tropicais? Esse nome foi criado no início do século XIX, durante o processo de colonização para designar as novas, curiosas e exóticas doenças encontradas nas regiões tropicais do planeta. A criação de instituições como a Sociedade Americana de Medicina Tropical (do inglês, American Society of Tropical Medicine), em 1903 e da Sociedade Real de Medicina Tropical e Higiene (do inglês, The Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene), em 1909, ajudaram a consolidar o termo.
Atualmente a Organização Mundial de Saúde (OMS) reforça que o termo Doenças Tropicais se refere a doenças que ocorrem nas regiões tropicais do planeta, porém o termo é comumente utilizado para se referir a um conjunto de doenças infecciosas que ocorre em regiões de alta umidade e temperatura.
Dentre as principais doenças tropicais infecciosas estão tuberculose, malária, esquistossomose, leishmaniose, doença de Chagas, filariose, oncocercose, Dengue, Tripanossomíase Africana, entre outras.
As doenças tropicais infecciosas e parasitárias levam a morte de cerca de 15 milhões de pessoas todos os anos! Em 2018 foi estimado 228 milhões de casos de malária no mundo e cerca de 405 mil mortes em decorrência dessa doença. Cerca de 390 milhões de pessoas são infectadas pelo vírus da Dengue por ano. A tuberculose, apesar de possuir tratamento, ainda atinge 10 milhões de pessoas, levando a morte 1,5 milhões de pessoas por ano.
Mas afinal de contas quem causa essas doenças?
Essas doenças podem ser causadas por diversos tipos de organismo como: vírus, bactérias, parasitos e helmintos.
Atualmente essas doenças não estão restritas aos trópicos! Isto é devido ao processo de globalização, as pessoas migram e viajam levando esses patógenos consigo ao redor do planeta. Além disso, com o aquecimento global, que tem levado a um aumento da temperatura média do planeta, os vetores dessas doenças têm ocupado novos territórios, aumentando a área de transmissão dessas doenças.
Autora
Stephanie Serafim
Biotecnóloga
Mestra e Doutoranda em Química Biológica
Referências
Gostaram? Continuem com a gente, pois estaremos sempre trazendo novidades para vocês. Nos sigam no instagram @cienciapovao. Aproveitem e compartilhem com amigos e familiares.
Comments