top of page
Foto do escritorMaria Fernanda

Como o protetor solar funciona?

Oláaaaaa, Povão! Tudo bem?

Não sei onde você mora, mas por aqui está fazendo um calor danado! Pensando nisso, é sempre bom relembrar a importância de usar filtro solar diariamente. Mas você sabe como o filtro solar age protegendo a nossa pele?


Como de costume, vamos começar do começo...


Nosso planeta é irradiado todos os dias pelo Sol que emite radiação solar. Essa radiação pode ser dividida em 3 tipos:


- Radiação infravermelha: que percebemos como sensação de calor.

- Raios visíveis: são percebidos através das cores que enxergamos.

- Raios ultravioletas (UV): Podem ser divididos em 3 faixas de energia (UVA, UVB e UVC).


· UVA: São os que penetram mais profundamente a pele e podem estar associados a danos como envelhecimento precoce, manchas e até o câncer de pele. Esses raios têm intensidade constante durante o ano todo.


· UVB: Esses raios chegam com uma menor intensidade na Terra, pois a camada de ozônio é capaz de bloquear parte deles. Sua incidência é maior durante o verão e sua intensidade aumenta entre 10h - 16h. Os raios UVB penetram superficialmente na pele e são associados com queimaduras, vermelhidão e aumento do risco de câncer de pele. Apesar disso, os raios UVB são essenciais para a produção de vitamina D.


· UVC: Graças à camada de ozônio, esses raios incidem muito pouco na superfície terrestre.

Devido aos efeitos danosos causados pelos raios UV, os filtros solares são utilizados como uma barreira química e/ou física para proteção da pele.


Os filtros solares podem ser orgânicos (também chamados de químicos) ou inorgânicos (também chamados de físicos).


Filtros solares orgânicos


Possuem substâncias que absorvem os raios UV e os transformam em radiações de menor energia que não são prejudiciais para a pele. Esses compostos interagem com os raios UV ainda na superfície da pele, absorvendo-os e liberando energia na forma de calor. Existem diversas substâncias com essa propriedade e cada uma possui características próprias de qual raio UV é capaz de absorver. Alguns protetores solares possuem compostos que filtram apenas raios UVB ou UVA. O mais recomendado é que se use um que tenha amplo espectro de absorção! As moléculas encontradas em filtros solares orgânicos absorvem os raios UV, mas conforme o tempo passa, eles se tornam menos eficazes e por isso é necessário reaplicar o produto.


Filtros solares inorgânicos

  • Esses filtros possuem compostos que refletem os raios UV. Normalmente, apresentam na composição óxidos de zinco (ZnO) e dióxido de titânio (TiO2). Antigamente não eram muito bem aceitos devido à cor esbranquiçada que deixavam na pele, o que já foi corrigido pelas fórmulas mais recentes. Esses compostos formam uma barreira física, como se fosse um “escudo”, e fazem com que os raios UV sejam refletidos, impedindo que eles penetrem na pele. São os mais indicados para pessoas que possuem a pele sensível e para crianças, pois apresentam menor risco de irritabilidade para a pele.


Outro fator que se deve considerar em um protetor solar é o fator de proteção solar, FPS. Você sabe o que ele significa?


O fator de proteção solar está relacionado com o tempo que o protetor solar protege a pele contra os raios UVB. Por exemplo: Se a pele de uma pessoa demora 5 minutos para sofrer os efeitos causados pelo sol, usando um protetor solar com FPS 15 significa que ela pode ficar 15x mais tempo exposta (ou seja, 75 minutos). Quanto maior o valor do FPS, maior o tempo de proteção contra os raios UVB.


Curiosidade: De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o FPS mais indicado para a população brasileira é de no mínimo 30 minutos.


Além do FPS, há outro fator que não é tão conhecido, mas igualmente importante, o PPD. Do inglês ‘Persistent Pigment Darkening’, o PPD é um valor que está relacionado com a proteção que o filtro solar oferece contra os raios UVA. Nas embalagens dos protetores solares essas informações podem vir na forma de estrelas (variando de 0 a 4 estrelas) ou em números onde: menor que 2 = Não há proteção UVA, entre 2 e 4 = baixa proteção, entre 4-8 = média proteção, 8-12 = alta proteção e maior que 12 = altíssima proteção UVA. Não deixe de conferir essas informações nos rótulos dos produtos!


O protetor solar deve ser usado diariamente!


Agora que entendemos os efeitos danosos da radiação UV na pele, fica claro que o uso do protetor solar é indispensável em qualquer época do ano e deve ser diário.


A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que o protetor solar deve ser aplicado mesmo que esteja frio ou nublado (porque os raios UV atravessam nuvens), 30 minutos antes da exposição solar. O produto deve ser reaplicado a cada 3 horas ou menos se houver transpiração excessiva, contato com água ou exposição solar prolongada.


O protetor solar deve ser aplicado uniformemente para não deixar nenhuma área desprotegida e com uma boa quantidade de produto. Recomenda-se 1 colher de chá rasa para o rosto e 3 colheres de sopa para o corpo.


A exposição à radiação UV tem efeito cumulativo, então comece a se proteger agora!













Referências:

https://www.rededorsaoluiz.com.br/hospital/vivalle/noticias/artigo/porque-os-raios-ultravioleta-fazem-mal

http://gpquae.iqm.unicamp.br/protetor.pdf

http://gpquae.iqm.unicamp.br/textos/T7.pdf

https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-verao/

https://www.dermaclub.com.br/blog/noticia/o-que-e-ppd-no-protetor-solar-descubra-o-que-significa-e-como-identifica-lo-no-rotulo-do-filtro_a5222/1

https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/

http://www.cienciaexplica.com.br/2018/01/01/como-funciona-protetor-solar/

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2020/01/como-funciona-o-protetor-solar.html


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page