top of page
Foto do escritorCiência povão

Até quando teremos de usar a máscara?

Olá povãaaao! Sexta feira chegou e, para iniciarmos o fim de semana, trouxemos uma grande questão sugerida por uma de nossas leitoras. Afinal, até quando teremos de usar a máscara? Para respondermos essa pergunta temos que refletir e consolidar algumas informações para vocês. Mas não fujam daqui, pois o assunto é muito importante.


O que é a máscara, para que serve e por que usamos?


Como já se sabe, a máscara é um equipamento de proteção individual, o qual, atualmente, usamos para nos protegermos das gotículas respiratórias produzidas pelo indivíduo infectado que pode transmitir o vírus SARS-CoV-2 (causador da COVID-19) pela tosse, espirra ou fala. Em muitos dos casos, as pessoas não sabem que estão infectadas, seja porque os sintomas variam de 4-7 dias para surgir ou devido a ausência de sintomas, que se enquadra aos indivíduos assintomáticos que infectam as pessoas da mesma maneira.


Atualmente, existem vários tipos de máscaras e a proteção varia em relação ao número de camadas presente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma máscara eficiente contra o SARS-CoV-2, deve conter no mínimo 3 camadas de proteção (clique no link para entender sobre as máscaras). As máscaras que possuem uma boa filtração, não permitem com que muitas partículas atravessem e entrem em contato com o rosto. Isso se deve a porosidade de cada camada que nela contém. Então, se você usar uma máscara de uma camada, como de tricô, que não tem proteção nenhuma, irá respirar perfeitamente sem dificuldade. No entanto, se usar uma máscara de 3 camadas, terá mais dificuldade, mas irá respirar um ar com menos partículas e vírus que é o mais importante. Os filtros das máscaras funcionam de forma muito semelhante ao filtro d’água. Ambos têm o mesmo objetivo, que é filtrar com eficiência.


Resumindo: se você consegue respirar facilmente, é bom lembrar: pode manter o estilo e se infectar ou se proteger e evitar se contaminar ou contaminar outras pessoas


Tendo em conta essa pequena revisão sobre as máscaras, vamos abordar a questão principal deste texto.


Afinal, até quando teremos de usar máscara?


Bom, levando em consideração que iniciamos recentemente a vacinação no Brasil, temos ainda um longo caminho pela frente. No dia 17/01/21, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) autorizou o uso emergencial de milhões de vacinas desenvolvidas pela Fiocruz (Oxford/Astrazeneca) e pelo Instituto Butantan (Sinovac) contra a COVID-19, . Atualmente, essas vacinas já estão sendo distribuídas pelo Brasil, garantindo a imunidade de milhões de brasileiros. No entanto, uma vez que nenhuma vacina possui a eficácia de 100%, é necessário que uma grande parte tome a vacina para assim garantir a imunidade de grupo.


Supondo que a maioria da população tomasse a vacina até Novembro, ainda teríamos uns meses para que fosse analisado os dados e se mostrassem que de fato a maior parte da população está imune, garantindo então a tão sonhada imunidade em grupo. Assim, poderíamos nos livrar finalmente das máscaras e do distanciamento. Mas isso é só uma suposição. Provavelmente, temos uma jornada pela frente, talvez, se tudo der certo, no ano de 2022 a liberdade cantará.


Então povão, vamos olhar para o lado positivo da coisa, porque nem tudo está perdido. Pelo menos, já temos uma luz no fim do túnel dizendo que vai acabar ,em algum momento, e isso se iniciou com a vacinação. Uma ressalva: “VIVA OS CIENTISTAS E VIVA O SUS“. É fundamental que todos nós continuemos fazendo a nossa parte, para que no final, a recompensa chegue para todos. Como diz Clara Nunes: “O Sol há de brilhar mais uma vez”.


Até a próxima, povão, e logo logo a liberdade chegará!


Referências



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page