top of page
Foto do escritorMaria Fernanda

A vitamina C protege contra a COVID-19?

Oláaaaaa, povão! Tudo bem com vocês?


No post de hoje vamos falar um pouco sobre o papel da vitamina C e porque ela é tão associada à gripe e, atualmente, ao tratamento da COVID-19.

Mas, como sempre, vamos começar do começo...


O que é a vitamina C?


Também chamada de ácido ascórbico, a vitamina C é um nutriente fundamental encontrado principalmente em frutas cítricas e vegetais crus.


Alguns exemplos de frutas ricas em vitamina C são: laranja, limão, acerola, caju, carambola, mamão, goiaba, kiwi, manga, morango, tangerina e camu-camu. E vegetais: couve, agrião, brócolis, salsa, pimentão amarelo e repolho roxo.



Diferente das plantas e alguns animais, os seres humanos não produzem a vitamina C e, por isso, precisam obtê-la através da alimentação. No Brasil, a dose diária de vitamina C recomendada é de 75 mg para mulheres e 90 mg para homens.


A vitamina C vem sendo estudada há muito anos e é reconhecida como antioxidante, possui propriedades anti-inflamatórias, influencia a imunidade celular e a integridade vascular (dos vasos sanguíneos).


Vitamina C e a gripe


Devido a todas essas funções já conhecidas da vitamina C, algumas pessoas acreditam que fazer o uso diário desse nutriente pode ajudar na prevenção do resfriado. Mas será que isso é verdade?


Até o momento, não é! A vitamina C não previne o resfriado!


Essa informação vem de dados científicos obtidos em um artigo publicado em 2013, em que foi feita a revisão de 29 estudos e envolveu mais de 11 mil participantes. Nesse trabalho, foi visto que o uso diário de vitamina C (0,25 a 0,2 g/dia) não reduz a incidência de resfriados na população. Apenas observou-se uma redução de 14% em crianças e 8% em adultos no tempo de duração do resfriado. Além disso, a suplementação de vitamina C após o início dos sintomas do resfriado não tem benefícios comprovados.

O efeito mais significativo do uso diário de vitamina C nessa dosagem foi encontrado em pessoas que praticam exercícios de alta performance: corredores de maratona, esquiadores e tropas militares de elite. Nessas pessoas pode haver uma redução do risco de resfriado pela metade.


Mas de onde veio essa associação?


Linus Pauling, um químico duas vezes campeão do Prêmio Nobel, publicou em 1970 o livro intitulado ‘A vitamina C e o resfriado’ (Vitamin C and the Common Cold). Pauling acreditava que doses muito altas de vitamina C poderiam prevenir ou curar infecções e câncer. Essas ideias se difundiram e, apesar desses estudos de Pauling já terem sido refutados por trabalhos posteriores, até os dias de hoje há o hábito de recomendar vitamina C contra o resfriado!


A vitamina C e a COVID-19


A vitamina C é muito conhecida pelo seu papel em auxiliar a imunidade. Algumas células do sistema imunológico geram espécies reativas de oxigênio para matar os organismos invasores. As espécies reativas de oxigênio são compostos altamente instáveis que podem facilmente reagir com células próximas, podendo causar danos. Esses compostos, além de danosos para os invasores, também podem ser prejudiciais para as próprias células imunológicas e as células que estão próximas. A vitamina C ajuda a lidar com esse dano, o que protege nossas células. Sendo assim, como um potente antioxidante, ela pode auxiliar no combate de infecções e inflamação.


Devido a essas propriedades, a vitamina C vem sendo estudada no contexto de várias doenças, inclusive a COVID-19.


Mas afinal de contas, existe alguma comprovação científica que a vitamina C previne a COVID-19 e que tem efeito terapêutico?


Até o momento, não! Não existe nenhuma comprovação científica que a vitamina C pode prevenir ou tratar a COVID-19.


O que de fato já foi visto em artigos científicos:


- Em comparação com pessoas saudáveis, pacientes com COVID-19 apresentavam uma menor quantidade de vitamina C no plasma (parte líquida do sangue! Sem as células).


- Existem diversos ensaios clínicos em andamento que buscam entender o papel da vitamina C em pessoas com COVID-19. Há, por exemplo, um ensaio clínico que visa entender se a injeção intravenosa de uma alta dose de vitamina C é segura e tolerável em pacientes com COVID-19 e se é capaz de reduzir o risco de insuficiência respiratória e necessidade de ventilação mecânica.


- Foi visto que pacientes que receberam injeção intravenosa de vitamina C ficaram livres dos sintomas mais rápido e menos tempo no hospital. Apesar disso, não foi visto diferença significativa na mortalidade nem na necessidade de ventilação mecânica.

Vale ressaltar que alguns desses ensaios clínicos visam estudar o efeito da injeção intravenosa de vitamina C. É muito difícil comparar com um suplemento de vitamina C administrado por via oral. Nenhum suplemento é igual a uma injeção intravenosa, não importa a quantidade ingerida!


Mas existe algum malefício em tomar vitamina C?


Não há evidência científica de que grandes quantidades de vitamina C (até 10g por dia em adultos) exercem efeitos tóxicos. Para evitar efeitos como diarreia e distúrbios gastrointestinais, recomenda-se o consumo de até 2 g por dia. Além disso, apesar de resultados conflitantes, pode ser prudente que indivíduos predispostos à formação de cálculos renais evitem a suplementação de vitamina C em altas doses.

REFERÊNCIAS

https://lpi.oregonstate.edu/mic/vitamins/vitamin-C

https://lpi.oregonstate.edu/COVID19/IV-VitaminC-virus

https://lpi.oregonstate.edu/COVID19/vitamin-c-and-covid-19

Hemilä H, Chalker E. Vitamin C for preventing and treating the common cold. Cochrane Database Syst Rev. 2013 Jan 31;(1):CD000980. doi: 10.1002/14651858.CD000980.pub4. PMID: 23440782.

Xing Y, Zhao B, Yin L, Guo M, Shi H, Zhu Z, Zhang L, He J, Ling Y, Gao M, Lu H, Mao E, Zhang L. Vitamin C supplementation is necessary for patients with coronavirus disease: An ultra-high-performance liquid chromatography-tandem mass spectrometry finding. J Pharm Biomed Anal. 2021 Jan 27;196:113927. doi: 10.1016/j.jpba.2021.113927. Epub ahead of print. PMID: 33549875; PMCID: PMC7839397.

Patterson T, Isales CM, Fulzele S. Low level of Vitamin C and dysregulation of Vitamin C transporter might be involved in the severity of COVID-19 Infection. Aging Dis. 2021 Feb 1;12(1):14-26. doi: 10.14336/AD.2020.0918. PMID: 33532123; PMCID: PMC7801272.

Kumari P, Dembra S, Dembra P, et al. The Role of Vitamin C as Adjuvant Therapy in COVID-19. Cureus. 2020;12(11):e11779. Published 2020 Nov 30. doi:10.7759/cureus.11779

https://super.abril.com.br/especiais/a-verdade-sobre-as-vitaminas/


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page