top of page
Foto do escritorIsabella Rocha

É a capa vermelha que irrita o touro na tourada?

Olá povão, hoje trago a vocês algumas informações sobre touradas e também vos fazer refletir. Então, vem comigo e não abandone a arena.


O que é uma tourada?


A Tourada ou tauromaquia ou corrida de touros, é um evento cultural em que o toureiro lida com o touro bravo, a cavalo ou a pé, até domá-lo e levá-lo à morte. Para muitos, é um espetáculo sanguinário e desigual, uma vez que o objetivo final é matar o touro na arena, como ato de “coragem”. No entanto, para outros, é uma arte performativa ética, algo triunfante que é honrado. Acreditam que enfrentar um touro arriscando a própria vida é a criação arte, e é passado de geração para geração.


Os primeiros registros desse tipo de evento datam do século XII. A Península Ibérica (Espanha e Portugal) refletiram fortemente essa cultura.Essa prática também é comum no sul da França, EUA, nas Filipinas e nos países da América latina (México, Colômbia, Peru, Venezuela, Equador e Costa Rica) também apresentam comumente essa prática. No Brasil, há registros de touradas no século XX, trazida pelos portugueses, sendo banida em 1934 pelo presidente Getúlio Vargas. Essas proibições se mantêm em vigor até os dias de hoje.


Existem vários estilos de touradas, então fica aí uma pesquisa para quem quer saber mais sobre isso.


Qual é o significado da tourada?


As touradas representam o domínio do homem, da razão, sobre a força bruta e violenta do animal. Assim, o homem tenta lidar com o touro que é livre para se defender, com o objetivo de criar arte. Na tourada, o homem representa os valores humanos da coragem, da superação, em contraposição à violência e ao caos do touro.


Reflitam sobre essa informação.


Afinal, por que a capa vermelha do toureiro irrita o touro?


Então povão, o touro fica furioso por vários motivos, mas a cor não é uma delas. Chocados? Informações indicam que o touro não consegue detectar a cor vermelha como nós, ou seja, é como se o touro fosse daltônico. Então, sinto muito, mas vocês foram enganados a vida toda, até os desenhos animados reforçam essa ideia errada. Quem lembra do episódio do pica pau como toureiro? Vejam o vídeo abaixo:


Vídeo do pica pau como toureiro


Os touros selecionados para esse evento são de uma raça mais agressiva. Além disso, são cuidados para ficarem mais bravos facilmente com certos estímulos. Com isso, na arena, quando o humano confronta o touro, ele já sabe os estímulos para provocar o animal, deixando-o perturbado e furioso. Desse modo, o touro ataca o toureiro, também conhecido como matador, com toda a ferocidade. Em meio a esse “espetáculo”, para minar as forças do animal, dois picadores (cavaleiros com lança) jogam lanças e depois com o touro enfraquecido, mas muito furioso, o toureiro dribla-o numa manobra perigosa. É neste momento que todos gritam “OLÉ!” devido a esse ato “corajoso”. Na parte final, o toureiro recebe uma espada de aço do tamanho de 1 metro e, com a capa rente ao chão, coloca o touro na posição do bote (cabeça baixa e patas dianteiras juntas), de modo a ressaltar a área acima do pescoço, dando o golpe FATAL. A morte é instantânea se a espada atingir a aorta.



Então é isso povão, a cor vermelha não tem nada a ver com a história de irritar ferozmente o touro, mas sim os estímulos de movimento provocados pelo toureiro. Então, acharam forte? Qual é o sentido da tourada para vocês? Acham divertido esse ato do toureiro e picadores para com o touro? Como você se sentiria se invertêssemos as posições: o touro fosse o toureiro e nós humanos fôssemos o touro?


Deixo essas reflexões para vocês. Até a próxima!


Autora

Membro do ciência povão

Isabella da Rocha

Biológa e mestranda em Bioquímica Clínica


Referências




Gostaram? Continuem com a gente, pois estaremos sempre trazendo novidades para vocês. Nos sigam no instagram @cienciapovao. Aproveitem e compartilhem com amigos e familiares.

577 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentarer


bottom of page