E ai, povão. Estão hidratados? Bem alimentados e com sono em dia? Hoje vamos falar sobre um tema que parece óbvio mas muita gente tem dificuldade em responder: afinal, por que a Terra é redonda? O artigo de hoje vai explicar porque a Terra tem a forma redonda e não outra, como um disco, cubo ou triângulo. Não vamos abordar especificamente argumentos de um pequeno grupo que afirma que a Terra é plana, mas nossa explicação serve como base para refutar estes argumentos. Então vamos começar!
Qual o formato da Terra? Ela é uma bola perfeita?
A humanidade sabe que a Terra é esférica há mais de 2.000 anos. Os gregos já tinham calculado a circunferência do planeta com uma precisão muito boa. Além disso, as observações de eclipses lunares mostram que a sombra da Terra na Lua é sempre circular de qualquer posição que você observe; somente objetos esféricos (ou planetas nesse caso) tem uma sombra assim. Resumindo, o formato da Terra já era um saber bem consolidado.
Mas será que nosso planeta é uma esfera perfeita igual uma bola de gude? É bastante instintivo pensarmos que a Terra é uma bola, principalmente porque os filmes, desenhos e o que aprendemos na escola nos mostram imagens da Terra muito parecidas com essa aqui:
Nenhum defeito, bebê! Parece bem redondinha, não é? Bem, na verdade a Terra não é uma bola perfeita e lisinha. Nosso planeta está em constante movimento ao redor do seu próprio eixo. Esse movimento causa um achatamento nos pólos Norte e Sul do planeta, fazendo também com que o equador (ali na meiuca da esfera) seja um pouco mais largo. Na realidade a Terra é um esferóide achatado.
Esse efeito não é exclusivo do planeta Terra. Um exemplo extremo disso é Saturno. O equador de Saturno é bem mais largo que os pólos, apresentando uma diferença de aproximadamente 6 Mil quilômetros! Por outro lado, aqui na Terra essa diferença entre o equador e os pólos é de menos de 25 km.
Além do achatamento, a superfície do planeta não é nada homogênea, sendo cheia de montanhas, vales e fraturas.
Mas afinal, por que a Terra tem essa forma esférica?
Você já ouviu falar da maçã que caiu na cabeça de Isaac Newton? (SE VOCÊ NÃO CONHECE COMENTE QUE PODEMOS FAZER UMA MATÉRIA SOBRE ISSO) Bem, essa história não aconteceu exatamente assim mas podemos usar como base para entender porque a Terra é esférica. Mas como? Primeiro, pegue uma bola de papel e jogue para o alto. O que esperamos que aconteça? Essa bola de papel vai subir até certa altura e depois cair no chão, certo? Pois bem, a mesma força que faz a bola de papel descer faz a Terra ter esse formato redondo: gravidade.
Tudo que tem massa, como a bola de papel, uma caneta, você e os planetas e estrelas atrai outras coisas com massa ao seu redor. A massa é basicamente uma medida da quantidade de matéria um corpo tem. Por exemplo, a massa de um caneta é 10 gramas e a massa do escritor é de 83 quilos. Quanto maior a massa de um objeto, mais ele atrai as coisas no espaço ao redor. Essa capacidade de atração é a famosa gravidade e todo objeto com massa apresenta um campo gravitacional associado.
Na prática, os objetos que estamos em contato no cotidiano tem um campo gravitacional muito pequeno para ser percebido. É por isso que você não anda por aí com medo de um poste na rua correr pra cima de você. Porém, as coisas ficam mais interessantes quando começamos estudar objetos maiores, como os planetas e estrelas.
O nascimento de planetas e estrelas é bem turbulento e tudo começa com matéria girando e se aglutinando numa região do espaço. Conforme mais matéria se acumula, o efeito gravitacional aumenta e acaba atraindo mais matéria ainda. No final das contas, a gravidade acaba juntando toda essa matéria no formato mais estável possível. Dá pra adivinhar que formato é esse? Isso mesmo, uma esfera! A gravidade é uma das forças fundamentais da Natureza. Ela sempre está presente e atua puxando a matéria para o centro. Além disso, a gravidade atua de todos os lados, o que favorece o formato esférico ao invés de outros formatos.
Para coisas menores, como asteroides (objetos rochosos que orbitam nosso Sol e são bem menores que planetas), a massa ainda é muito pequena para ter um efeito gravitacional considerável. Por isso, as fotos que vemos de asteróides não se parecem tanto com esferas quase perfeitas. Isso ocorre porque as forças que mantém o asteroide inteiro são bem maiores que a força gravitacional. Quer um exemplo mais prático da influência da gravidade no formato das coisas aí do seu lado? O seu celular não se dobra todo em uma esfera justamente porque as forças que o mantém retangular, quadrado etc são bem maiores que a força gravitacional atuando nele.
Resumindo, pessoal: A Terra tem esse formato redondo por causa da gravidade. A gravidade puxa toda matéria para o centro e atua de todos os lados, fazendo que esferas sejam muito mais comuns que outros formatos. Outras formas podem aparecer quando a força gravitacional não é dominante, mas no geral o Universo favorece um formato: a esfera.
Autor
Marcos V. Santana
Farmacêutico
Mestre e Doutor em Ciência e Biotecnologia
Referências:
Gostaram? Continuem com a gente, pois estaremos sempre trazendo novidades para vocês. Nos sigam no instagram @cienciapovao. Aproveitem e compartilhem com amigos e familiares.
Comments