E ai, povão. Como estão? Hidratados e usando máscara? Hoje vamos falar sobre um mistério que rende assunto na sala de aula, na Internet e na mesa do bar. Mas afinal, será que existem OVNIs?
Sim. Valeu, pessoal! Até a próxima!
Falando sério agora. A resposta que eu dei acima é verdadeira: OVNIs existem e não é muito raro observar um no céu. Mas antes de explicarmos o porquê, vamos ver o que é um OVNI.
Objetos Voadores Não-Identificados (OVNI) ou unidentified flying object (UFO) são fenômenos aéreos que não podem ser identificados ou explicados na hora que são vistos. É simplesmente isso. Qualquer coisa que vemos no céu e não conseguimos explicar (ou identificar) recebe o nome OVNI. Basicamente o termo OVNI é uma forma de reconhecer nossa ignorância sobre o universo. Ao invés de buscar uma resposta rápida (e algumas vezes mirabolante) sobre o que vemos, a melhor resposta quando não entendemos algo é “Não sei”.
Quando o termo OVNI aparece na mídia, ele sempre é associado à discos voadores, seres de outro mundo, invasão por uma raça superior, etc. Esse cenário de fantasia ao redor do nome reforça a crença popular que OVNIs são de fato naves extraterrestres (ET). Na verdade, até na definição do dicionário brasileiro encontramos uma menção a origens fora do planeta.
“Significado de OVNI: substantivo masculino; Objeto Voador Não Identificado; designação atribuída a quaisquer objetos que voam, mas não possuem sua origem conhecida, supostamente provenientes de outros planetas .”
“Qualquer objeto voador não identificado; termo normalmente usado para supostos objetos extraterrestres; ufo.”
Conforme falamos acima, OVNIs são fenômenos que ocorrem e a gente não tem uma explicação na hora. Por isso os OVNIs são fatos. Qualquer pessoa em algum momento pode ver um OVNI. Por exemplo, aqui perto de casa é comum as pessoas colocarem balões no céu no meio da noite. Às vezes, esses balões ficam quase invisíveis no céu noturno e tudo que podemos ver são as luzes que os donos penduraram no balão. Eu SEI que são balões porque estou acostumado com isso. É bem possível que uma pessoa de outra cidade tome um baita susto vendo uma coisa cheia de luz no meio da noite. Essa segunda pessoa acaba de presenciar um OVNI; um objeto voador que ela não sabe o que é. Depois desse avistamento, talvez essa pessoa pergunte para moradores mais antigos o que é aquilo. Ou ainda pesquise sobre esse tipo de fenômeno aéreo na região.
Mas então por que OVNI virou sinônimo de ET?
Os OVNIs se tornaram um fenômeno cultural e são sempre associados à vida fora da Terra, alguma forma de contato entre humanos e seres inteligentes ou algo sobrenatural. Isso não é recente. Na verdade, existem registros históricos de milhares de anos mostrando como civilizações antigas interpretavam esses fenômenos de acordo com símbolos culturais e religiosos da época.
Culturas antigas associavam planetas, estrelas, etc como seres místicos e essa ideia estava diretamente ligada com fenômenos naturais, por exemplo chuvas, estações de seca e até vida e a morte. Afinal, um desastre como um terremoto que devastou uma cidade só pode ser a ira de um deus da terra. Certo? Até mesmo os nomes dos planetas do sistema solar fazem referência à deuses romanos. De fato, a Astrologia moderna associa corpos celestes com comportamentos humanos. Quem nunca teve um amigo que acredita que pessoas de touro comem muito ou que pessoas de câncer são emotivas?
Esse comportamento humano de atribuir significado místico às coisas é bem comum e funciona como uma explicação para o mundo ao redor. Usando apenas a intuição e os nossos sentidos é possível obter uma resposta rápida para diversos fenômenos e comportamentos. Podemos pensar nisso até do ponto de vista evolutivo; os seres humanos primitivos ao avistarem um arbusto balançando não iam esperar para saber se aquilo era um tigre ou não. Essas interpretações sobre o mundo são parte da cultura de um povo ou de um período histórico. Elas também funcionam como uma forma de identificação, permitindo que pessoas que pensam de forma parecida se juntem em grupos, por exemplo culturais e religiosos. É normal ter suas crenças sobre o mundo, gente! Todos nós temos e isso não é problema nenhum.
Com OVNIs isso não é diferente. Com o avanço científico, a humanidade começou olhar para fora da Terra e imaginar se outros mundos poderiam abrigar seres vivos e como seria esse novo tipo de vida. Nessa onda temos obras como Da Terra à Lua de Júlio Verne (1865), A Guerra dos Mundos de H.G. Wells (1898). Em 1938 Orson Welles narrou A Guerra dos Mundos no rádio e muitas pessoas realmente acreditaram que a Terra estava sendo invadida por marcianos. A humanidade vai construindo mitos e histórias de acordo com a realidade da época, indo de deuses causando terremotos até histórias sobre mundos com civilizações avançadas e viagem espacial. Na série Cosmos, Carl Sagan descreve como as pessoas costumavam pensar no planeta Vênus. Antigamente os telescópios não eram tão potentes, então tudo que conseguimos ver de Vênus era um disco sem detalhes claros. A tecnologia foi melhorando, mas a gente ainda não conseguia ver mais que isso. E aí, a imaginação e superstição tomou conta! Se não conseguimos ver nada, talvez seja por que tem uma camada grossa de nuvens. Se existem nuvens, existe água. E se tem água no planeta, deve ter samambaias! Ora, se existem samambaias talvez Vênus tenha até dinossauros!
Esse fenômeno cultural de associar OVNIS com extraterrestres pode ser traçado até a década de 1940-50 quando houve um boom de histórias de OVNIs, desde aparições de naves, marcas estranhas em plantações e até abduções! Dois eventos em 1947 talvez tenham sido os principais responsáveis por popularizar o uso de OVNIs como sinônimo de disco voadores e ETs. Em 24 de Junho, o piloto civil Kenneth Arnold relatou ter avistado 9 objetos voando perto do monte Rainier, em Seattle nos EUA. A notícia correu e a mídia acabou popularizando o nome disco voador, mesmo que o próprio Kenneth dizendo que os objetos não tinham forma de disco; apenas voam numa forma que lembrava um disco batendo na água. Pouco tempo depois, um balão meteorológico caiu em Roswell (também nos EUA) e gerou um frenesi! As pessoas começaram associar esse evento com a queda de um disco voador que foi recuperado pelo exército americano. Segundo algumas hipóteses, foram encontrados extraterrestres vivos e muita tecnologia que serviu de base para aprimorar a nossa.
Na verdade, até hoje (2020) nenhum avistamento de OVNI foi comprovado como contato com ETs ou qualquer coisa sobrenatural. Existem alguns estudos por governos e pesquisadores acadêmicos mostrando que os OVNIS geralmente são coisas tão humanas quanto um avião ou balão. Outras vezes eles são projetos militares sendo testados, de forma secreta ou não. Sem falar de meteoros queimando ao cair na Terra, como foi o caso desse aqui na Rússia em 2013.
E olha que nem falei das fotos e vídeos fakes que são muito fáceis de criar atualmente; principalmente agora que o número de visualizações virou sinal de status social.
Uma coisa interessante é que avistamentos de OVNIS associados com ETs geralmente são feitos à noite, com uma câmera com resolução baixa e com a imagem tremida. Isso até seria aceitável lá no início, mas hoje boa parte da população consegue pegar um celular e filmar em tempo real esses eventos. Além disto, quando casos de contato são relatados é bem comum que estejam associados com mensagens sobre problemas da época, como armas nucleares e mudanças climáticas.
Existem explicações que se encaixam perfeitamente nas observações de OVNIs e que podem ser reproduzidas. Hoje a gente consegue usar a ciência para explicar muita coisa estranha para nós e não precisamos confiar exclusivamente em nossos sentidos, os quais são bem limitados e podem nos enganar facilmente. Por outro lado, existem fenômenos que ainda não temos explicação, como as luzes que aparecem no vale de Hessdalen na Noruega (se liga na foto aqui embaixo). Mesmo nesses casos, podemos usar a Ciência para pensar por que tais coisas acontecem.
Curiosidade
Nos EUA, o Pentágono (Departamento de Defesa dos EUA) no dia 28/04/2020 retirou o sigilo de três vídeos gravados por pilotos da marinha americana, que mostra objetos não identificados, os tais OVNIs. Dentre os três videos um é de 2004, outros dois janeiro de 2015.
O objetivo da quebra do sigilo desses vídeos, é evitar especulações sobre os mesmos. Assim, o Departamento da Defesa dos EUA, decidiu informar que esses vídeos têm veracidade e o fenômeno aéreo foi designado como OVNIs. Trouxemos para vocês esses vídeos que foi compartilhado pela revista The Guardian. Colocamos a legenda em português também para te ajudar.
Por hoje é isso povão!
Autor
Marcos Santana
Farmacêutico
Mestre e Doutor em ciências e biotecnologia
Referências:
1. OVNIs
2. Sobre como OVNIS entraram na cultura americana: https://www.loc.gov/collections/finding-our-place-in-the-cosmos-with-carl-sagan/articles-and-essays/life-on-other-worlds/ufos-and-aliens-among-us
3. SAlgumas dicas da NASA sobre o que fazer caso eja um OVNI: https://nightsky.jpl.nasa.gov/news-display.cfm?News_ID=597
4. Esse documento sobre o Projeto Blue Book para investigação de OVNIs: https://vault.fbi.gov/Project%20Blue%20Book%20%28UFO%29%20
5. O caso da Operação Prato. Em 1977 a FAB investigou OVNIs no Pará: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-40784488
6. Vídeo bem didático legal do canal MOV Show: https://www.youtube.com/watch?v=7dLka75su1w
7. Nerdologia sobre OVNIs: https://www.youtube.com/watch?v=KRuUPNb-11s
Gostaram? Continuem com a gente, pois estaremos sempre trazendo novidades para vocês. Nos sigam no instagram @cienciapovao. Aproveitem e compartilhem com amigos e familiares.
Kommentare